Revelado o calendário do PIS/PASEP 2022: confira datas de saque do abono salarial

Os trabalhadores de baixa renda, cuja remuneração não ultrapassa dois salários mínimos por mês, sentiram as mudanças no calendário do PIS/PASEP durante a pandemia. Pela regra original, o pagamento do abono era feito sempre no ano seguinte aos meses trabalhados, mas precisou ser reajustado. Agora, a expectativa é para liberação do cronograma para o ano-base 2022.

Revelado o calendário do PIS/PASEP 2022: confira datas de saque do abono salarial
Revelado o calendário do PIS/PASEP 2022: confira datas de saque do abono salarial (Imagem: FDR)

Atualmente, estão sendo pagos aqueles que trabalharam por no mínimo 30 dias em 2021, ano-base. O calendário do PIS/PASEP desse ano começou em fevereiro e a previsão é de que finalize em julho, quando pouco mais de 23 milhões de pessoas terão sido totalmente beneficiadas. Como de costume, recebem tanto aqueles que atuam na iniciativa pública como na privada.

O pagamento do PIS (Programa de Integração Social) é feito através da Caixa Econômica para quem atua em empresas privadas. E cabe ao Banco do Brasil pagar o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para funcionários públicos. A data de depósito, bem como o valor a ser liberado é o mesmo para os dois públicos.

A mudança fica no calendário do PIS/PASEP, isso porque a Caixa usa como referência o mês de nascimento do cidadão, enquanto o Banco do Brasil considera o final do benefício. Em junho, por exemplo, pelo PIS receberam os nascidos em setembro e outubro, e pelo PASEP aqueles com benefício de final 7 ou 8. 

Calendário do PIS/PASEP para ano-base 2022

Caso as regras originais do abono salarial tivessem sido mantidas, o calendário do PIS/PASEP desse ano deveria ser referente ao ano-base 2022. Mas, como em 2020 não houve depósito do abono salarial o cronograma ficou atrasado, com isso tem sido pago o benefício referente a dois anos atrás, e não mais a um ano antes.

Com isso, o calendário de pagamentos do PIS/PASEP de ano-base 2022 será:

  • De fevereiro a julho de 2024, conforme mês de nascimento ou número do benefício.

As datas oficiais ainda não foram reveladas, mas a partir de janeiro do próximo ano os interessados já poderão consultar a data de recebimento por meio do App Carteira de Trabalho Digital. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com