O pagamento do PIS/PASEP é um dos mais aguardados pelos trabalhadores formais do nosso país. Porém, você sabe se já existe um calendário oficial de pagamentos? A resposta você confere no texto abaixo. Então, não perca a sua chance de saber quando este possível dinheiro estará em sua conta.
O abono salarial PIS/PASEP é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do país. Ou seja, se você exerce a sua profissão de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada e seguindo o regime CLT, é possível que esteja apto(a) ao recebimento deste já conhecido abono salarial.
Entre os benefícios, poderíamos citar o seguro desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). auxílio acidente, auxílio doença, salário maternidade, 13º salário e até mesmo férias remuneradas. Então, são algumas das vantagens por trabalhar com a sua carteira de trabalha assinada.
O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores formais do âmbito privado, como em empresas, por exemplo. Este pagamento engloba a maior parte da demanda e possui um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é realizado para os empregados formais do âmbito público, como o seu próprio nome diz. À exemplo dos servidores públicos. Esta demanda tem o seu pagamento feito pelo Banco do Brasil. Confira agora as datas de pagamento:
Pagamento do PIS/PASEP 2023/2024
Até o momento, os pagamentos referentes ao PIS/PASEP de 2023 já foram realizados. Portanto é preciso aguardar os novos pagamentos que serão feitos a partir do ano que vem, em 2024. Uma grande dúvida que paira na cabeça dos trabalhadores é de quanto será o valor pago no abono salarial.
Isto também será definido a partir do ano que vem. Inicialmente, podemos afirmar que o valor mínimo será de R$1.320, que é a base salarial utilizada como salário mínimo. Porém, como um dos objetivos do governo federal é ampliar o salário mínimo todo ano, é possível que o valor do PIS/PASEP também seja aumentado.
Vale lembrar que o valor do PIS/PASEP é baseado no piso salarial nacional em vigor. Portanto, até que haja um terceiro aumento do piso nesta gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o valor do benefício do ano que vem será de R$1.320.