Os golpistas sempre estão em ação para criar novos golpes e fazer novas vítimas pela internet. Desta vez, o golpe envolve o empréstimo consignado. A quadrilha atuava em todo território nacional.
A Polícia Civil prendeu 90 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que aplicava golpes do empréstimo consignado em um escritório localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
Durante a operação, 96 suspeitos foram encaminhados para a unidade policial. Porém, seis foram liberados porque, segundo a polícia, estavam em treinamento e não havia provas do vínculo com a organização criminosa.
Devido a quantidade de pessoas, os agentes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) precisaram utilizar dois ônibus para levar todos os suspeitos para a delegacia.
Além das prisões, foram localizados e apreendidos computadores, contratos já formalizados e dados sigilosos de pensionistas do INSS.
Histórico envolvendo golpes do empréstimo consignado
Em 2023, a mesma equipe da Polícia Civil fechou 12 escritórios especializados nesse tipo de golpe no Rio de Janeiro. Segundo os agentes, o foco da quadrilha são pessoas que já realizaram empréstimos e principalmente idosos.
Os investigadores, que monitoram grupos criminosos que atuam com o golpe do empréstimo consignado em todo território nacional, descobriram o envolvimento dos líderes da quadrilha em crimes do mesmo tipo no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Como evitar cair nesse tipo de golpe do empréstimo
Até abril deste ano, 400 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime, segundo a Polícia Civil. De acordo com delegados da área, as delegacias recebem diariamente registros de ocorrências sobre esses “escritórios do crime”, que funcionam como espécie de centrais de telemarketing para enganar as vítimas.
Dicas para evitar cair nesse tipo de golpe:
- entre em contato com bancos por meio de canais oficiais ou pessoalmente;
- ao sinal de qualquer suspeita, é fundamental procurar a polícia;
- se você não solicitou a proposta de empréstimo, questione por que a atendente o procurou e como obteve seus dados pessoais;
- desconfie sempre de ofertas muito vantajosas e não realize qualquer depósito ou transferência, como condição para receber qualquer valor;
- nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro.