O Itaú é um dos bancos mais importantes do país e atende uma enorme quantidade de pessoas todos os dias. No entanto, a instituição tomou uma decisão que surpreendeu uma parcela dos seus clientes. Entenda.
O banco decidiu promover algumas mudanças nas regras do cartão de crédito e também em algumas transações.
Itaú altera regras relacionadas ao cartão de crédito
Diante das mudanças, alguns clientes poderão ter os cartões de crédito cancelados. Isso porque, o Itaú alterou o tempo de inatividade. O prazo que era de 6 meses, caiu para apenas 3.
O tempo de inatividade é o período que o cliente pode ficar sem utilizar o cartão sem que ela seja cancelado. Esta novidade passa a valer no próximo dia 8 de agosto.
Para explicar melhor estas mudanças, o Itaú preparou um documento que detalha as mudanças que passam a valer no dia 8.
Esta mudança sobre o tempo de inatividade aparece no ícone “Cancelamento do Cartão”, explicando que fica sob o direito do banco realizar o cancelamento do cartão se ele não for usado por um período de três meses.
Outras mudanças
Também chamou a atenção dos clientes uma outra mudança trazida pelo Itaú. A partir de agora, o banco poderá negar transações que não sejam de bens ou serviços, por exemplo, transações em moeda estrangeira, para recarga da conta para pagamento usando a função crédito, investimentos, operações de crédito entre outras transações.
Demais mudanças contratuais também foram colocadas pelo banco. Tem alterações nas regras de cobrança do débito automático e pagamento de faturas atrasadas. Agora, ambas as opções passam a incluir descontos em conta salário.
Motivos que levam ao cancelamento do cartão Itaú
Além da questão da inatividade, existem outros motivos que levam o banco a cancelar o cartão dos clientes. São eles:
- Falta de pagamento mínimo
- Utilização dos programa de recompensas fora das regras do contrato;
- Falecimento do titular;
- Transações que não sejam bens e serviços, ou em estabelecimentos que o titular é sócio;
- Não regularização de situações com o CPF;
Caso não exista nenhum motivo específico para o cancelamento, o banco notificará o titular com 15 dias de antecedência.