Quando falamos em transporte de pessoas, a primeira empresa que nos surge à cabeça é a Uber. Porém, o que se tem falado e que envolve a gigante mundial de transporte por aplicativo é uma novidade no mercado. Isso pode levar ao fim da empresa pois novo app ajuda motoristas a escolherem corridas caras.
Uma ferramenta chamada StopClub tem auxiliado profissionais do volante a identificarem quais são as corridas que valem a pena para eles. Além disso, o recurso digital é capaz de recusar, de maneira automática, aquelas que não atingem valores pré-determinados.
Entretanto, a startup, sediada no Rio de Janeiro, não foi vista com bons olhos por empresas com a Uber, que já ajuizou uma ação contra a empresa da ferramenta.
Com isso, a Uber alega que o uso dessas ferramentas automatizadas viola os Termos Gerais de Uso da plataforma e impacta negativamente para os usuários e motoristas.
Como app ajuda o motorista da Uber a fugir das corridas?
Dentro da plataforma, há uma função chamada de ‘Calculadora de Ganhos com o MacroDroid’. Trata-se de um programa capaz de comandar funções automáticas no sistema Android.
Com ela, o profissional descobre quanto dinheiro a corrida renderá, sempre em função do tempo ou da distância percorrida. Assim, é capaz de identificar quando valerá a pena realizar, ou não.
Além disso, o usuário da StopClub pode ter as corridas “ruins” recusadas automaticamente, por meio de outro recurso chamado de ‘Recusa Automática‘. Esse modo é habilitado após o motorista estabelecer um valor de referência mínimo. Dessa forma, somente quando a oferta superar o piso será aceita pelo programa.
Vale destacar que a Calculadora e a funcionalidade de Recusa funcionam também em outros aplicativos de transporte. A concorrente 99 já começou a disponibilizar informações sobre o preço por quilômetro ou por tempo em algumas cidades, mas apenas de forma limitada.
Entre outras funções, a startup dispõe também de:
- Gravação de viagens
- Rede formada por outros motoristas, com compartilhamento em tempo real
- Contato por voz com motoristas próximos
- Troca de experiências entre motoristas
- Indicações de serviços
Uber processa a startup carioca
A Uber entrou com uma ação judicial nesta semana contra a startup brasileira StopClub. O intuito foi de impedir o uso de ferramentas automatizadas por motoristas de aplicativo.
A empresa entrou com um pedido de liminar para retirar das ferramentas do ar, mas a Justiça determinou que a StopClub fosse ouvida antes de julgar o pedido.
A Uber diz que a ação judicial visa “garantir a integridade da plataforma” e “manter a experiência dos usuários que buscam viagens em níveis satisfatórios”.