Uber muda regras para receber pagamento em dinheiro

O Uber está com novas regras para garantir maior segurança aos clientes e motoristas. Agora, para as corridas pagas em dinheiro será necessário que os clientes apresentem um documento de identificação.

Uber muda regras para receber pagamento em dinheiro dos passageiros
Uber muda regras para receber pagamento em dinheiro dos passageiros (Imagem: Reprodução/Google)

Os clientes que optarem por fazer o pagamento da viagem de Uber através de dinheiro terão que passar por um processo de análise de documento.

Essa novidade é válida para novos clientes. Eles podem apresentar uma foto do RG ou CNH no aplicativo, ou seja, um documento oficial com foto.

O documento apresentado será analisado em tempo real com uma base de dados de uma empresa parceira. Além disso, outra segurança para os motoristas, é que será necessário tirar selfies dos clientes usando máscara para garantir a não contaminação pelo coronavírus.

O cliente também está mais seguro, já que agora é permitido gravar áudio de corridas. Essas novas regras forma anunciadas nesta quinta-feira (3), e o objetivo é impedir que os motoristas continuem sofrendo com fraudes e assaltos.

Desde 2017 a empresa já vem tomando mais cuidado com a identificação dos usuários, pedindo a apresentação do número do CPF e a data de nascimento para os clientes que solicitavam a corrida. Isso também acontecia para aqueles que faziam pagamento em dinheiro.

Quem não está com um documento de identificação em mãos, ainda poderá solicitar a corrida, porém não poderá fazer o pagamento em dinheiro, tendo que optar por um pagamento digital, como cartão de crédito ou saldo no aplicativo.

Quem tiver o documento não identificado pelo aplicativo só poderá usar o meio de transporte se, também, fizer um pagamento digital. Essas novas regras já estão sendo usadas no Chile desde 2019 e agora foram adaptadas ao público brasileiro.

Outra nova medida de segurança é que o app irá perguntar ao usuário se a corrida ocorreu de forma positiva, caso termine antes do endereço previsto ou caso haja paradas longas.

Gravação do áudio das corridas

No ano passado a empresa Uber começou testar em algumas cidades brasileiras a opção de gravar áudios durante a corrida, agora está disponível no país inteiro. A gravação é realizada pelo aplicativo e pode ser desativado a qualquer momento, precisando apenas desligar o ícone azul no app.

No final da corrida o aplicativo pergunta ao cliente se está tudo bem ou se ele deseja realizar uma denúncia. A gravação pode ser ativada tanto pelo usuário quanto pelo motorista, portanto, é uma medida de segurança que serve para ambas as partes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.