Chegou a hora! Receita abre consulta para novo lote de restituição do IR; saiba quem recebe

Desde às 10h00 desta segunda-feira (24), os contribuinte que enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR), mas ainda não haviam sido restituídos podem consultar o novo pagamento. Ao todo, serão cinco transferências feitas nesse ano, segundo o novo lote de restituição do IR será pago em 31 de julho.

Chegou a hora! Receita abre consulta para novo lote de restituição do IR; saiba quem recebe
Chegou a hora! Receita abre consulta para novo lote de restituição do IR; saiba quem recebe (Imagem: FDR)

Esse é o terceiro lote de restituição do IR pago em 2023. Agora, faltam mais dois pagamentos até que a Receita Federal finalize completamente as transferências relativas ao envio da declaração desse ano. Em julho serão 5,6 milhões de pessoas contempladas, entre prioritários e não prioritários. Juntos, eles receberão o montante de R$ 7,5 bilhões, mesma quantia paga nos outros dois lotes.

O pagamento acontecerá em 31 de julho na conta bancária cadastrada, ou na conta em que foi informada a chave PIX de número do CPF. Caso a quantia não caia na conta, ainda é possível reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal do Banco do Brasil. O valor fica guardado no BB pelo prazo de um ano, podendo ser resgatado pelo contribuinte.

Além daqueles que enviaram a declaração neste ano, é comum que tenham sido inclusos no novo lote de restituição do IR quem enviou o documento nos últimos anos, mas estava retido. Trata daqueles que caíram na malha fina, corrigiram as informações e agora poderão finalmente sacar a sua restituição.

Como consultar o lote de restituição do IR?

De acordo com dados da Receita Federal, os grupos contemplados no terceiro lote de restituição do IR são:

Quem se enquadra em um desses requisitos, mas quer ter certeza se finalmente conseguirá acessar o dinheiro deve usar os seguintes canais:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile