Restituição do IRPF: veja como fazer a consulta online

Em poucos dias os contribuintes que ainda não foram contemplados com a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), poderão finalmente consultar se receberão neste novo lote. O pagamento do terceiro mês de liberação das restituições está marcado para o dia 31 de julho. 

Restituição do IRPF: veja como fazer a consulta online
Restituição do IRPF: veja como fazer a consulta online (Imagem: FDR)

Seguindo a mesma regra dos últimos anos, em 2023 serão cinco lotes de pagamento da restituição do IRPF. O primeiro aconteceu em maio e o último está marcado para setembro, a data de transferência para conta corrente ou PIX do cidadão é sempre o último dia útil do mês. Enquanto a consulta para verificar se foi aceito neste novo pagamento é liberada uma semana antes.

Em maio deram início aos pagamentos 5,1 milhões de pessoas, sendo que mais de 90% delas pertenciam ao grupo prioritário. São pessoas com idade superior a 60 anos, que possuem algum tipo de deficiência ou moléstia grave, e cuja principal fonte de renda é o magistério. No segundo lote foram 4,1 milhões de beneficiados, em que a grande maioria havia escolhido PIX ou versão pré-preenchida da declaração.

O terceiro lote da restituição do IRPF, porém, deve continuar beneficiando os grupos prioritários. Mas a Receita Federal ainda não informou qual o total de contemplados, e quem são a maioria dos recebedores. Essas informações devem ser dadas junto com a liberação da consulta de beneficiados, marcada para acontecer em 24 de julho. 

Como consultar a restituição do IRPF

A consulta da restituição do IRPF fica disponível sempre uma semana antes do pagamento. Com a transferência marcada para 31 de julho, os contribuintes poderão verificar se foram inclusos neste lote no dia 24. O mesmo vai acontecer em agosto e depois setembro, com a liberação sete dias antes.

Para verificar basta acessar um dos canais online disponibilizados pela Receita Federal, podendo ser inclusive o mesmo usado para enviar a declaração do Imposto de Renda. Quem não for incluso não precisa se preocupar, há outros dois lotes de pagamento. Mas para verificar se há erros basta procurar no programa em que a declaração foi enviada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]