Correntista do CAIXA TEM pode ter dinheiro ESQUECIDO retido em sua conta; veja como consultar

O Caixa Tem foi criado pelo governo federal com o intuito de unificar o repasse de benefícios sociais. O mesmo canal tem sido usado para liberação de pagamentos feitos por prefeituras e governos estaduais. Como a conta é aberta automaticamente em nome do cidadão, algumas pessoas podem ter dinheiro esquecido na poupança social. 

Correntista do CAIXA TEM pode ter dinheiro ESQUECIDO retido em sua conta; veja como consultar
Correntista do CAIXA TEM pode ter dinheiro ESQUECIDO retido em sua conta; veja como consultar (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica abre uma conta poupança social em nome do cidadão automaticamente, usando o número do seu CPF. Para movimentar o pagamento feito através do Caixa Tem basta criar seu login e senha de acesso, a partir disso será possível usar todas as ferramentas financeiras que o aplicativo libera. Evitando as longas filas das agências bancárias e casas lotéricas.

O aplicativo foi criado em 2020, inicialmente para pagar o auxílio emergencial, mas depois passou a se popularizar e incluiu outros tipos de benefícios. Parcelas deste auxílio não recebidas foram transferidas mais tarde, até 2022, e podem ter sido esquecidas pelo trabalhador. Por isso, consultar se há saldo disponível é sempre muito importante.

Além disso, o usuário pode ativar as notificações do Caixa Tem, dessa forma qualquer movimentação financeira que acontecer na sua conta é avisada ao titular por meio de uma sinalização no celular. Assim é possível evitar perdas e conseguir movimentar toda quantia que for repassada para o trabalhador ou para família vulnerável usando esse canal.

Como consultar se há dinheiro no Caixa Tem?

O Caixa Tem está sendo usado para a transferência de benefícios como: Bolsa Família, vale-gás, seguro-desemprego, PIS (Programa de Integração Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e outros auxílios. Para verificar se há parcelas a receber destes auxílios e que ainda não foram movimentadas, basta consultar seu saldo. 

Funciona assim:

Com a quantia disponível o cidadão pode movimentar a benefício de várias formas, como por: PIX, transferências, pagando boleto, com cartão de débito virtual, crédito financeiro e outros.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile