Segurados do INSS ganham chance de ANTECIPAR e renegociar o valor das aposentadorias

Quem trabalha com registro em carteira no sistema CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) tem a contribuição previdenciária feita de forma obrigatória. Isso significa que garante a condição de segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas, caso perca essa garantia e deseje se aposentar pode conseguir o pagamento retroativo das contribuições.

Segurados do INSS ganham chance de ANTECIPAR e renegociar o valor das aposentadorias
Segurados do INSS ganham chance de ANTECIPAR e renegociar o valor das aposentadorias (Imagem: FDR)

Ficar com a contribuição do INSS atrasada é sempre muito complicado. Isso porque, o período em que o cidadão não contribuí ele acaba deixando também de somar carência para conseguir a sua aposentadoria. É preciso no mínimo 180 contribuições, o que equivalente a 15 anos, para conseguir se aposentar. Essas contribuições precisam ter sido feitas dentro da validade.

Quem ficou algum tempo sem somar novos valores para a Previdência Social, mas agora tem interesse de se aposentar, ganha uma nova chance. Em casos como esse a orientação é fazer o pagamento retroativo das contribuições que faltam para conseguir alcançar a carência exigida. O valor compensa quando é para pagamento de aposentadorias, para salários temporários pode não valer a pena.

Isso porque, muitas vezes o valor a ser pago de forma retroativa fica acima da quantia que seria paga no auxílio-doença ou salário maternidade. Por isso a orientação é sempre se atentar aos cálculos. Em caso de dúvidas sobre como lidar com as pendências que possuí com o INSS, o melhor é procurar um advogado previdenciário que vai tirar todas as dúvidas e encontrar a melhor solução.

Como fazer o pagamento retroativo ao INSS?

Existem alguns pontos que precisam ser frisados sobre o pagamento retroativo ao INSS que vão liberar o salário de aposentadoria.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile