Restituição do IR não caiu? Saiba o que pode ter acontecido

A Receita Federal pagou recentemente, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Com isso, as pessoas incluídas neste lote já deveriam ter recebido os valores. Caso você não tenha recebido o valor ainda, saiba o que pode ser acontecido.

Restituição do IR não caiu? Saiba o que pode ter acontecido
Restituição do IR não caiu? Saiba o que pode ter acontecido (Imagem: FDR)

De início, vale reforçar que o 2º lote de restituição incluiu os contribuintes com prioridade legal, em especial os que enviaram declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo PIX no recebimento do valor.

Se caso você confirmou que estava incluído neste lote ou enviou seu IR com mais antecedência e está na faixa de prioridade, é possível verificar alguns pontos.

O que pode impedir o pagamento da minha restituição?

Existem algumas razões que podem impedir o pagamento de sua restituição do Imposto de Renda. Veja:

Malha fina

Quando o contribuinte não recebe o valor é um forte indício de que sua declaração caiu na malha fina. Isto acontece quando a Receita encontra algum erro ou inconsistência nos dados informados.

Caso isso tenha acontecido com você, é preciso verificar exatamente o que causou este erro ou inconsistência. Pode ser que seja preciso justificar algum dado declarado.

Se o contribuinte conseguir comprovar que os dados declarados estão corretas, a restituição será paga normalmente. Caso realmente tenha algum erro, será cobrada uma multa. Dependendo da situação, poderá ser aplicada uma punição mais severa.

Para corrigir os erros é preciso fazer a declaração retificadora. O processo é similar ao da declaração original. A única diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informada que a declaração é retificadora.

Erros de digitação

Se na consulta o contribuinte ver a seguinte mensagem: “enviado ao banco para crédito”, mas ele não tiver recebido o dinheiro, pode ser que ele tenha digitado informações erradas como a chave PIX ou a conta corrente para o depósito.

Se este for seu caso, ligue na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“Esses erros não impedem o envio da declaração, mas atrapalham o depósito da restituição, por isso, muitas pessoas só descobrem ao esperar o dinheiro do imposto a restituir”, disse ao InfoMoney João Olenike, membro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.