URGENTE! Saque do PIS/PASEP é LIMITADO se encerrando em poucos dias

Recentemente, o governo federal divulgou novas regras para o saque do PIS/PASEP. O benefício que é liberado para quem atuou com carteira assinada, deve ser resgatado o quando antes pelos trabalhadores. Caso contrário, o valor será transferido para as contas do Tesouro Nacional, dificultando o acesso dos cidadãos ao dinheiro que está disponível.

URGENTE! Saque do PIS/PASEP é LIMITADO se encerrando em poucos dias
URGENTE! Saque do PIS/PASEP é LIMITADO se encerrando em poucos dias (Imagem: FDR)

As cotas disponíveis para saque do PIS/PASEP foram transferidas para a Caixa Econômica Federal. Isso significa que mesmo os trabalhadores do sistema público poderão retirar a quantia nos canais da Caixa, sem necessidade de procurar o Banco do Brasil. A transferência aconteceu em 2020, quando a verba passou a pertencer ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Vale lembrar que as cotas são diferentes do abono salarial, em que todos os anos o trabalhador tem acesso a um salário mínimo. Neste caso, o pagamento é feito para quem trabalhou de 1971 a 1988 e ainda não resgatou a quantia. Na época, os empregadores criaram um fundo de depósito dessas quantias, mas boa parte dos cidadão não receberam a quantia.

Segundo a Caixa, há R$ 25,4 bilhões disponíveis para saque do PIS/PASEP aguardando o resgate de 10,5 milhões de trabalhadores. Os herdeiros ou dependentes do trabalhador que tinha direito, mas já faleceu, também poderão fazer o saque desde que comprovem o vínculo de forma documentada. O pedido deve ser feito no App FGTS.

Como fazer o saque do PIS/PASEP

O saque do PIS/PASEP não exige o comparecimento em uma agência da Caixa, todo o processo pode ser feito online. Mas atenção, o prazo para o resgate é até 5 de agosto, caso contrário a quantia será transferida para o Tesouro Nacional, ainda com o prazo de cinco anos para ser recebida por lá.

O trabalhador que quiser pode receber a quantia presencialmente, mas o primeiro passo ainda deve ser dado online, dessa forma:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile