BOAS NOTÍCIAS! Brasileiro comemora novidades na economia que facilitam suas contas

Na última quarta-feira (5), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou projeções otimistas sobre a economia do Brasil. Segundo o Instituto, com base nos avanços dos três primeiros meses deste ano, a expectativa é de que a economia do país cresça em 2023, enquanto a inflação vai ficar abaixo do esperado. Consequentemente deve haver crescimento da renda dos brasileiros.

BOAS NOTÍCIAS! Brasileiro comemora novidades na economia que facilitam suas contas
BOAS NOTÍCIAS! Brasileiro comemora novidades na economia que facilitam suas contas (Imagem: FDR)

De acordo com o Ipea existem dois extremos que “brigam” entre si para chegar a resultados diferentes na economia. Enquanto o Banco Central mantém a taxa de juros em 13,75%, forçando o crescimento pra baixo e tornando o crédito mais caro, o governo federal tem promovido ações que incentivam o uso de dinheiro. Como o aumento do salário mínimo, reajuste para servidores públicos federais.

Além do aumento da média paga pelo Bolsa Família, e antecipação do saque de cotas do PIS/PASEP. Dessa forma, além dos trabalhadores que já possuem uma renda fixa, os mais pobres também são atingidos com aumento médio da renda capaz de lidar com gastos básicos para sobrevivência. As análises e previsões foram inclusas no relatório da Visão Geral da Conjuntura do Ipea.

As novas previsões mostram crescimentos para a economia do país em 2023, em:

  • PIB (Produto Interno Bruto) que soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país: de 1,4% inicialmente para um crescimento de 2,2%;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): a projeção para inflação oficial do país era de 5,6%, agora é de 5,1%.

Queda da inflação atinge a economia do país

Segundo a análise divulgada pelo Ipea, a perspectiva para o restante do ano é de estabilidade nos índices da inflação. Para entender melhor, quanto mais alta a inflação maior são os valores de produtos e serviços, ou seja, o custo de vida fica cada vez mais caro. Os fatores da economia que devem explicar a diminuição da inflação são a valorização do real, e deflação das cotações das commodities.

De acordo com o Ipea, outros fatores que influenciam nesse resultado têm haver com as relações internacionais do país. Como as exportações de commodities como petróleo, minério de ferro, milho e soja tiveram um aumento significativo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com