Será pago hoje, 30, pela Receita Federal, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O valor pago neste lote será R$7,5 bilhões, mesmo montante do 1º lote. Saiba aqui como descobrir se você receberá sua restituição agora.
Neste segundo lote do Imposto de Renda, foram incluídos 5.138.476 milhões de contribuintes. Juntos, eles recebem um montante de R$7,5 bilhões. Pessoas com prioridade legal e também quem optou por receber através do PIX foram incluídas.
Como saber se estou no 2º lote de restituição do IR
Para conferir se vai receber neste lote, basta entrar no site do Imposto de Renda, observar o menu de opções e clicar em “Consultar a Restituição”. Quem deseja fazer uma consulta simples, acesse esse link e insira o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Quem recebe neste segundo lote
Neste lote ainda são incluídos contribuintes com prioridade legal como: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também recebem quem optou por receber através do PIX o valor da restituição. Confira:
- 130.088 idosos com mais de 80 anos
- 978.397 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos
- 70.589 que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 3.490.513 que não tem prioridade legal, porém optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via PIX.
Calendário das restituições do IR 2023
- 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro