Imposto de Renda 2023: Como saber se vou receber o 2º lote da restituição?

Será pago hoje, 30, pela Receita Federal, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O valor pago neste lote será R$7,5 bilhões, mesmo montante do 1º lote. Saiba aqui como descobrir se você receberá sua restituição agora.

Imposto de Renda 2023: Como saber se vou receber o 2º lote da restituição?
Imposto de Renda 2023: Como saber se vou receber o 2º lote da restituição? (Imagem: FDR)

Neste segundo lote do Imposto de Renda, foram incluídos 5.138.476 milhões de contribuintes. Juntos, eles recebem um montante de R$7,5 bilhões. Pessoas com prioridade legal e também quem optou por receber através do PIX foram incluídas.

Como saber se estou no 2º lote de restituição do IR

Para conferir se vai receber neste lote, basta entrar no site do Imposto de Renda, observar o menu de opções e clicar em “Consultar a Restituição”. Quem deseja fazer uma consulta simples, acesse esse link e insira o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Quem recebe neste segundo lote 

Neste lote ainda são incluídos contribuintes com prioridade legal como: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também recebem quem optou por receber através do PIX o valor da restituição. Confira:

Calendário das restituições do IR 2023

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile