Paralisação dos servidores do Banco Central pode trazer problemas no PIX

O PIX é um sucesso desde seu lançamento e é utilizado por milhões de brasileiros todos os dias. No entanto, uma paralisação dos servidores do Banco Central pode causar problemas para a solução de pagamentos. Entenda.

Paralisação dos servidores do Banco Central pode trazer problemas no PIX
Paralisação dos servidores do Banco Central pode trazer problemas no PIX (Imagem FDR)

Um dos problemas que podem ser causados é o atraso na previsão de lançamento oficial do PIX Automático para abril do ano que vem, na visão de Mayara Yano, associada sênior do Banco Central.

Paralisação de servidores pode prejudicar o PIX

Mayara falou sobre esse assunto na última terça, 27, em um painel sobre Pix e Cashless Economy, na Febraban Tech 2023. 

“O Banco Central está vivendo uma crise de recursos humanos. São dez anos sem concurso público para a entrada de mais profissionais. E está acontecendo um forte movimento em prol da valorização e correção de assimetrias. Por isso, esse cronograma (PIX Automático) pode mudar a depender do movimento dentro do BC”, disse ela, segundo o InfoMoney).

Nos últimos dias, os funcionários do Banco Central vem relatando seu descontentamento com a situação de maneira pública, protestando em transmissões ao vivo e fórum da autoridade.

A nova modalidade PIX Automático tinha previsão de lançamento para o mês de setembro, mas acabou adiado para abril do ano que vem. Este lançamento é tido como importante pelo BC para aumentar a competição, uma vez que atualmente o débito automático é dependente de convênios bilaterais entre empresas e instituições, algo que acaba favorecendo os granes bancos, que têm uma base maior de clientes.

Mayara reforçou o perfil mais democrático desta novidade do Pix. “Diferentemente do débito automático, com o Pix o modelo vai ser mais acessível. Serviços de streamings, condomínios, academias, e qualquer empresa que precise desse tipo de pagamento vai conseguir ofertá-lo”, disse ela, segundo o InfoMoney.

Novidades em breve 

Mesmo com os possíveis atrasos diante de paralisações, Mayara Yano garantiu que a autoridade monetária está trabalhando na criação de novos recursos como o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento no modelo de pagamento instantâneo, e o Pix Internacional, que vai permitir transferências de valores entre países.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.