A expectativa é de que 7,8 milhões de consumidores sejam beneficiados com a redução da tarifa da conta de luz aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última terça-feira (27). A energia elétrica foi motivo de crise econômica para milhares de famílias no último ano, a expectativa para esse ano também era de um aumento que ficasse até mesmo acima da inflação.
A Aneel aprovou uma redução de, em média, 2,4% para a tarifa da Enel São Paulo. Por conta disso, a conta de luz de pelo menos 7,8 milhões de consumidores que residem em 24 municípios do estado, ficará mais barata. As cidades estão localizadas principalmente na região metropolitana, incluindo São Paulo, capital. A revisão tarifária passa a valer a partir da próxima terça-feira, 4 de julho.
Essa revisão das tarifas não é algo novo, na verdade ela deve acontecer obrigatoriamente a cada quatro anos. O seu objetivo é manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão de energia elétrica daquela região. Para chegar a uma média de 2,4% de redução no valor da conta final, foi preciso considerar mudanças como:
- Redução nos custos de distribuição: -3,47;
- Queda na tarifa de Itaipu: -1,09%;
- Devolução para os consumidores de valores envolvidos na venda da Eletrobras: -0,30%
- Utilização de créditos de PIS/Cofins: -8,18%.
De acordo com a Enel, 20,9% do que é recebido na conta de luz dos consumidores é revertido para manutenção das atividades da companhia. Inclusive, para melhorar a distribuição da energia elétrica e a qualidade do produto que é oferecido para os clientes.
Quando a conta de luz virá mais barata?
Para descobrir se a sua conta de luz contará com a redução da Enel, basta verificar se essa é a companhia que fornece energia elétrica para o seu município. Além da Enel, a EDP também é fornecedora do mesmo produto para aquela região, mas não confirmou nenhum tipo de redução para os seus clientes.
Com a revisão tarifária prevista para começar em 4 de julho, as reduções podem valer para aqueles que pagam a conta de energia no final do mês, e para quem tem o vencimento marcado para o início do mês a mudança deve acontecer apenas em agosto.