Os contribuintes poderão saber em breve se foram incluídos no segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal vai abrir nesta semana as consultas a este lote. Confira os detalhes.
As consultas ao segundo lote serão abertas nesta sexta, 23, e o pagamento será efetuado no próximo dia 30. Em 2023, a Receita organizou 5 lotes de pagamento, entre os meses de maio e setembro. O primeiro lote já foi pago.
Consultas ao segundo lote de restituição
A Receita organizou o calendário de restituição da seguinte forma:
- 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro
O pagamento será efetuado na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua declaração do Imposto de Renda ou através do PIX. Se o crédito não for efetuado, o valor ficará disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.
Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Primeiro lote recorde
No primeiro lote, pago em 31 de maio, uma quantidade recorde de contribuintes foi comtemplada. Foi pago um total de R$7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes. Além das restituições relativas ao ano corrente, foram incluídas ainda restituições remanescentes de anos anteriores.