Carros mais BARATOS e seguros mais CAROS; entenda os impactos no seu bolso

Apesar da decisão pelo governo federal de reduzir o valor dos carros que eram vendidos como “populares”, onde a maioria custava R$60 mil para cima, um outro ponto relacionado teve aumento. Agora, uma pesquisa mostra que, apesar da redução no valor destes veículos, a segurança deles foi ampliada; confira.

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Carros mais BARATOS e seguros mais CAROS; entenda os impactos no seu bolso (Imagem: FDR)

Recentemente, as pessoas que estavam interessadas em adquirir o seu primeiro carro receberam uma notícia bastante positiva. O governo federal assinou uma medida em que, na prática, causa a redução do preço que vem sendo aplicado por grandes concessionárias e lojas especializadas no comércio deste nicho.

Desde o início do ano, o governo Lula vem sendo amplamente cobrado pelo setor devido à baixa movimentação no comércio automotivo. Provavelmente, muitas famílias foram gravemente afetadas pelo período de pandemia, onde milhões perderem os seus empregos e até mesmos fecharam os seus negócios.

Portanto, não é novidade que o foco da população não é comprar carros. Hoje, o Brasil está de volta ao Mapa da Fome. Então, o governo federal decidiu priorizar, inicialmente, o fortalecimento das famílias que estão vivendo em uma situação difícil, como é o caso daquelas que estão vivendo em uma situação de vulnerabilidade.

Agora, após o aumento no valor base do Bolsa Família, reajuste no valor do salário mínimo e ampliação no valor da faixa de isenção do Imposto de Renda, o governo federal vem estudando formas de reduzir o preço pago em carros e automóveis. Porém, apesar da redução, o valor dos seguros vem aumentando.

Carros: redução no valor e ampliação no seguro

Em pesquisa realizada pela corretora Minuto Seguros, mostra que o valor médio dos seguros em veículos populares teve um aumento de 2,8% para as mulheres e de 2,5% para os homens no estado de São Paulo. A pesquisa foi feita levando em consideração os carros com o maior número de vendas no mês de maio.

Portanto, apesar do governo federal intervir diretamente no valor que vinha sendo cobrado para a população brasileira, as empresas privadas acharam um jeito de conseguir lucrar um pouco mais com a redução de valores e o crescimento de vendas na área automotiva.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
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