O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em recente entrevista, fez um apelo para uma parcela da população. O intuito da sua fala foi incentivar a participação dos jovens em um exame importante e que pode mudar o rumo não só da vida deles como o do país.
Em declaração feita na terça-feira (13), Lula ressaltou a importância de valorizar o Enem e destacou a oportunidade que o exame oferece para aqueles que desejam ingressar em uma universidade e se tornarem doutores.
O exame passa por forte queda no número de inscritos desde 2018. Presidente também criticou as últimas edições. Este ano, as inscrições vão até 16 de junho.
A taxa de inscrição do Enem é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho. O exame será aplicado em 5 e 12 de novembro.
O que Lula tem comentado sobre o Enem?
Ele salientou que o país precisa recuperar a força do Enem, que já contou com a participação de 16 milhões de inscritos. “Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora“, enfatizou o presidente.
Lula tem reforçado seu apoio à educação e enfatizado o papel que ela desempenha tanto para o crescimento individual quanto para o desenvolvimento do país.
Durante a cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na região metropolitana do Recife, na semana passada, o presidente destacou que “educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país”.
Benefícios de realizar o exame
As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para entrar em uma universidade pública ou obter bolsa de 100%, 50% e até financiar um curso superior em uma instituição privada. O Enem é exigido para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser necessário para conseguir financiamento via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Como de inscrever no Enem?
Todos que já concluíram ou concluem neste ano o ensino médio podem se inscrever de forma online. O edital do Enem 2023, que contém o cronograma, as regras e as obrigações, também apresenta os critérios de correção das provas e os procedimentos para pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o concurso.
Com o prazo se esgotando, os estudantes devem se apressar para realizar sua inscrição e garantir sua participação no exame que pode abrir portas para o ingresso no ensino superior e a conquista de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.