MUDANÇAS! Inscritos no ENEM são pegos de surpresa com nova decisão do INEP

Os estudantes inscritos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), foram pegos de surpresa com uma nova decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto anunciou uma importante atualização na edição de 2023. 

MUDANÇAS! Inscritos no ENEM são pegos de surpresa com nova decisão do INEP
MUDANÇAS! Inscritos no ENEM são pegos de surpresa com nova decisão do INEP. (Imagem: FDR)

O Inep decidiu ampliar o tamanho da fonte nos cartões-resposta entregues aos inscritos no ENEM. A decisão foi tomada com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade de oportunidade para pessoas com deficiência visual. A medida também abrange o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

A ampliação da fonte nos cartões-resposta, deve proporcionar maior acessibilidade aos inscritos no ENEM com visão reduzida. Assim, eles terão mais autonomia e igualdade na realização das provas. Desta forma, todos os exames serão impressos com fonte tamanho 18 ao invés de 12, como era utilizado anteriormente. 

Mas as mudanças não param por aí, os inscritos no ENEM ainda deverão se adaptar a outras novidades. O Inep também fará uma alteração no tamanho do papel utilizado. Deste ano em diante, tanto os cartões-resposta quanto a folha de redação do ENEM e Encceja, serão impressos em folhas tipo A3, cujas dimensões serão 297 x 420mm. 

Visando manter a semelhança com folha regular, que seria em papel A4 com 297 x 210mm, a folha de redação ampliada terá 25 linhas para o Encceja e 30 linhas para os inscritos no ENEM, bem como o Encceja do Ensino Médio, cujo espaçamento é de 1,5 cm.

Inscritos no ENEM poderão optar por mudanças 

As mudanças descritas acerca do cartão-resposta ampliado, poderão ser escolhidas pelos inscritos no ENEM no momento do cadastro. Contudo, quem optar por este modelo, perderá o direito de solicitar auxílio durante a transcrição das respostas. A ajuda prevalece para quem manter o tamanho regular. 

O Inep já havia realizado uma aplicação-piloto com a fonte ampliada no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), e agora está estendendo essa medida para o Enem e o Encceja.

Inep preza pela acessibilidade dos inscritos no ENEM

A acessibilidade e a inclusão são temas prioritários para o Inep, que adotou a Política de Acessibilidade e Inclusão em 2000. Desde então, o instituto tem oferecido atendimento especializado e recursos em exames e avaliações, visando garantir a igualdade de acesso aos programas educacionais brasileiros.

O atendimento especializado durante a realização dos exames pode ser solicitado ainda na etapa de inscrições por pessoas com diferentes tipos de deficiência, como:

  • Baixa visão;
  • Cegueira;
  • Visão monocular;
  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Surdez;
  • Deficiência intelectual;
  • Surdocegueira;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Transtorno do espectro autista;
  • Discalculia;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idosos.

Dentre os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep para pessoas com baixa visão estão o auxílio para leitura (leitor), auxílio para transcrição (transcritor), prova com letras e figuras ampliadas ou super ampliadas, sala de fácil acesso e leitor de tela, que utiliza uma voz sintetizada para descrever as imagens.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.