Mutirão do BPC antecipa os pagamentos e aprovações DESTES beneficiários

Depois que veio a tona o fato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estar com uma fila de 1,2 milhões de pessoas. E que desse total pouco mais de 41% são de idosos ou pessoas com deficiência aguardando o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o governo se pronunciou. Foi anunciado um mutirão de perícias médicas e assistenciais em diferentes cidades.

Mutirão do BPC antecipa os pagamentos e aprovações DESTES beneficiários
Mutirão do BPC antecipa os pagamentos e aprovações DESTES beneficiários (Imagem: FDR)

O mutirão do BPC vai atender principalmente os municípios dos estados do Norte e Nordeste do país, em que foi descoberto que há o maior número de pessoas aguardando pela perícia. Depois de cumprir com o calendário nessas cidades o mutirão deve percorrer outros locais do país, já há data para atendimento em Minas Gerais, por exemplo.

A ideia é que por meio desse processo os segurados consigam finalmente passar pela perícia e obter uma reposta sobre o seu pedido. De acordo com dados públicos, há 514,7 mil segurados aguardando pelo BPC. São pessoas com incapacidade física ou mental, ou idosos com mais de 65 anos, os dois grupos de baixa renda com ganho de no máximo meio salário mínimo por pessoa da família.

O balanço da primeira etapa do mutirão, realizado em Caruaru (PE) nos dias 03 e 04 de junho, trouxe resultados significativos: dos 272 agendamentos, foram concluídos 46 processos e realizadas 43 perícias médicas. No total, foram realizados 235 atendimentos, em vista do não comparecimento de parte dos segurados.

Nova fase do mutirão do BPC

O INSS já tem novas datas para as próximas fases do mutirão do BPC marcados para junho. Quem se interessar em participar desse processo e passar pela perícia médica deve ligar para a Central de Atendimento, número 135, e confirmar o interesse em participar da consulta na data do mutirão.

Para isso, no entanto, é preciso ser morador daquele município e seguir o seguinte cronograma:

No dia da perícia médica é recomendado levar documentos que possam comprovar a incapacidade do cidadão, como laudos médicos, exames, receitas de remédios contínuos e documentos de tratamentos clínicos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile