Com o término dos envios das declarações, os contribuintes já começam a se preocupar com a malha fina do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). Esse é o destino de brasileiros que prestaram contas à Receita Federal com informações errôneas ou incompletas.
Agora, é o momento de verificar possíveis falhas no documento e, se o contribuinte realmente tiver caído na malha fina do IRPF, ele deverá providenciar a declaração retificadora. No entanto, muitos ainda não sabem sobre sua situação atual perante o Fisco. Por isso, existe uma forma de acompanhar o andamento do processo.
O cidadão que caiu na malha fina do IRPF pode verificar a análise da declaração pelo portal Gov.br ou pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita). Em ambos os casos, é necessário possuir cadastro com uma conta nível prata ou ouro no sistema de segurança do Governo Federal. Somente então será possível acessar o menu “Meu Imposto de Renda”.
Desde 2019, a Receita Federal adotou a prática de notificar os contribuintes que caíram na malha fina do IRPF em até 24 horas após o envio da declaração. A medida foi implementada com o objetivo de possibilitar que os cidadãos providenciem a declaração retificadora o quanto antes, e assim não sejam prejudicados em futuras etapas, como na restituição do tributo.
Como consultar o processamento da declaração após cair na malha fina do IRPF?
- Acesse o portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda Depois;
- Clique em “Extrato da Dirpf” para saber qual o erro na declaração.
É possível fazer a conferência dos dados também pelo Portal Gov.br:
- Acesse o portal Gov.br;
- Entre no quadro de “Destaque”;
- Em seguida, clique em “Entregar Meu Imposto de Renda (DIRPF)”;
- Depois de acessar, clique em “Iniciar”.
No site da Receita Federal, também é possível verificar a situação seguindo estas etapas:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Entrar com gov.br”, no canto superior direito;
- Depois, basta ir em “Fazer minha declaração” e em “Iniciar”.
Qual é o prazo da malha fina do IRPF?
Segundo a Receita Federal, o prazo para enviar a declaração retificadora do Imposto de Renda é de até cinco anos após a notificação. Logo, o contribuinte terá até o exercício de 2028 para corrigir informações. Isso vale para “consertar” erros que a Receita possa ter identificado ou incluir informações que ficaram de fora ao declarar o Imposto de Renda.