Aposentado em RISCO! INSS emite importante alerta sobre golpes do consignado

Os criminosos estão cada vez mais rápidos na aplicação de golpes, e tem focado sempre em vítimas vulneráveis. Como aqueles que têm pouco acesso a internet, não sabem manusear aplicativos bancários, ou simplesmente sentem dificuldade. É o caso de muitos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que apenas em 2022 registraram 57,8 mil reclamações sobre golpes do consignado.

Aposentado em RISCO! INSS emite importante alerta sobre golpe do consignado
Aposentado em RISCO! INSS emite importante alerta sobre golpe do consignado (Imagem: FDR)

Segundo o Procon foram 57.874 registros em todo o país sobre golpes do consignado, sendo o terceiro maior motivo de reclamações registradas no órgão. Além da sagacidade dos bandidos, eles ainda têm contado com uma quadrilha que está atuando de dentro da Previdência Social, e por isso esses golpes contra beneficiados do INSS estão ficando cada vez mais comuns e sofisticados.

Isso porque, algumas aplicações de golpes acontecem até mesmo sem uma relação direta entre o aposentado e o golpista. Justamente porque, os dados necessários para as fraudes e roubo de dinheiro são compartilhados justamente pela quadrilha que tem acesso a essas informações e trabalha na Previdência. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro em março desse ano foi presa uma quadrilha de 16 pessoas.

Os bandidos ligavam para segurados do INSS dizendo ser um funcionário da Previdência Social, e informando sobre a contratação de um crédito consignado. Quando o aposentado negava esse empréstimo, o falso funcionário dizia que para o cancelamento era necessário o envio de dados pessoais e de um selfie do segurado. Com essas informações é que um novo crédito era solicitado em nome do cidadão.

Como se proteger do golpe do consignado no INSS?

No último 16 de maio a Polícia Federal descobriu uma quadrilha em São Paulo que utilizava servidores de dentro da Previdência Social para alterar dados das vítimas no Meu INSS. Por meio desse processo fraudulento foram 22 mil aposentados e pensionistas prejudicados, e desvio de até R$ 1 bilhão dos cofres públicos. 

Então, como é possível se proteger do golpe do consignado?.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile