Fatura do cartão de crédito fechará mais CEDO para todos os brasileiros

Alguns clientes notaram alterações na data de fechamento da fatura do cartão de crédito, porém, isso tem acontecido sem comunicação prévia dos bancos. A maioria das instituições nega mudanças recentes. Veja o que fazer se isso já aconteceu com você.

Fatura do cartão de crédito fechará mais CEDO para todos os brasileiros
Fatura do cartão de crédito fechará mais CEDO para todos os brasileiros. (Imagem: FDR)

Alguns bancos do país estão alterando a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. A prática, identificada por clientes e pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), pode levar o consumidor ao endividamento.

Levando em consideração que a medida não é ilegal, já que não há regra sobre qual o dia exato de fechamento da fatura do cartão, no entanto, fazer a alteração sem comunicar ao cliente violaria o que determina o Código de Defesa do Consumidor, diz Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec.

Na prática, há uma diminuição do período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte, que costumava ter, em média, 40 dias. Ou seja, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento. Nesse período, todas as compras entram na fatura seguinte.

O tema ganhou notoriedade após uma influenciadora reclamar no LinkedIn que o banco Itaú reduziu o prazo entre o fechamento e o vencimento da sua fatura de dez para oito dias, sem uma comunicação adequada.

Outros bancos, como Santander e Inter, também adotaram estratégia semelhante. Fontes do setor dizem que o Nubank fez o mesmo no ano passado e há posts em redes sociais apontando isso, mas o banco nega. “O fechamento da fatura ocorre sempre sete dias antes da data de vencimento, que é escolhida pelo cliente”, disse a fintech.

Segundo a especialista Ione, o Idec havia identificado casos pontuais, mas que, após investigação mais profunda, encontrou informações que indicam uma “prática silenciosa” por parte dos bancos. Com isso, o órgão pretende reunir os casos para debater a situação com o Banco Central e outros órgãos competentes.

O que fazer se o banco alterar a data do cartão de crédito?

Primeiramente, o consumidor deve ficar atento a essa prática, fazer reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) dos bancos e ao Banco Central, indicando que não houve informação sobre mudanças nas datas de fatura do cartão de crédito.

“É preciso ficar atento à mudança. Se houver, o consumidor deve fazer a contestação. Vários ‘atores’ entraram no mercado, e cada um faz o que bem entender e o que acha que está certo; esse ambiente está bastante precarizado“, diz Ione.

Confira o telefone do SAC de alguns bancos:

Qual a melhor data de compra do cartão de crédito?

A melhor data de compra do cartão de crédito é um dia depois do fechamento da fatura do cartão. Se o fechamento da fatura for dia 20, por exemplo, a melhor data é o dia 21. Isso significa que as compras feitas neste dia serão cobradas apenas na fatura do outro mês, e o consumidor tem quase 40 dias para pagá-la.

O problema é saber a data exata do fechamento da fatura. Há bancos que disponibilizam essa informação no aplicativo, na sessão de cartão de crédito. Outros enviam SMS ou mensagens no próximo aplicativo indicando o melhor dia de compra. Caso não saiba, é direito do cliente receber essa informação, seja por meio o telefone, nas agências ou com o gerente.

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