Alguns clientes notaram alterações na data de fechamento da fatura do cartão de crédito, porém, isso tem acontecido sem comunicação prévia dos bancos. A maioria das instituições nega mudanças recentes. Veja o que fazer se isso já aconteceu com você.
Alguns bancos do país estão alterando a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. A prática, identificada por clientes e pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), pode levar o consumidor ao endividamento.
Levando em consideração que a medida não é ilegal, já que não há regra sobre qual o dia exato de fechamento da fatura do cartão, no entanto, fazer a alteração sem comunicar ao cliente violaria o que determina o Código de Defesa do Consumidor, diz Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec.
Na prática, há uma diminuição do período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte, que costumava ter, em média, 40 dias. Ou seja, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento. Nesse período, todas as compras entram na fatura seguinte.
O tema ganhou notoriedade após uma influenciadora reclamar no LinkedIn que o banco Itaú reduziu o prazo entre o fechamento e o vencimento da sua fatura de dez para oito dias, sem uma comunicação adequada.
Outros bancos, como Santander e Inter, também adotaram estratégia semelhante. Fontes do setor dizem que o Nubank fez o mesmo no ano passado e há posts em redes sociais apontando isso, mas o banco nega. “O fechamento da fatura ocorre sempre sete dias antes da data de vencimento, que é escolhida pelo cliente”, disse a fintech.
Segundo a especialista Ione, o Idec havia identificado casos pontuais, mas que, após investigação mais profunda, encontrou informações que indicam uma “prática silenciosa” por parte dos bancos. Com isso, o órgão pretende reunir os casos para debater a situação com o Banco Central e outros órgãos competentes.
O que fazer se o banco alterar a data do cartão de crédito?
Primeiramente, o consumidor deve ficar atento a essa prática, fazer reclamações no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) dos bancos e ao Banco Central, indicando que não houve informação sobre mudanças nas datas de fatura do cartão de crédito.
“É preciso ficar atento à mudança. Se houver, o consumidor deve fazer a contestação. Vários ‘atores’ entraram no mercado, e cada um faz o que bem entender e o que acha que está certo; esse ambiente está bastante precarizado“, diz Ione.
Confira o telefone do SAC de alguns bancos:
- Banco do Brasil: 0800-7290722
- Santander: 0800-7627777
- Caixa Econômica Federal: 0800-7260101
- Bradesco: 0800-7048383
- Itaú Unibanco: 0800-7280728
- Banco Safra: 0800-7725755
Qual a melhor data de compra do cartão de crédito?
A melhor data de compra do cartão de crédito é um dia depois do fechamento da fatura do cartão. Se o fechamento da fatura for dia 20, por exemplo, a melhor data é o dia 21. Isso significa que as compras feitas neste dia serão cobradas apenas na fatura do outro mês, e o consumidor tem quase 40 dias para pagá-la.
O problema é saber a data exata do fechamento da fatura. Há bancos que disponibilizam essa informação no aplicativo, na sessão de cartão de crédito. Outros enviam SMS ou mensagens no próximo aplicativo indicando o melhor dia de compra. Caso não saiba, é direito do cliente receber essa informação, seja por meio o telefone, nas agências ou com o gerente.