URGENTE! Juros no cartão de crédito chega a 450% prejudicando estes brasileiros

A dívida para quem não quita a fatura do cartão de crédito está ainda mais cara. Os juros de cartão de crédito rotativo no Brasil atingiram o nível mais alto em seis anos, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), e pode prejudicar milhares de brasileiros.

URGENTE! Juros no cartão de crédito chega a 450% prejudicando estes brasileiros
URGENTE! Juros no cartão de crédito chega a 450% prejudicando estes brasileiros. (Imagem: FDR)

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu de 433,3% ao ano, em março, para 447,5% ao ano em abril, informou o Banco Central.

O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento. Para completar, o Brasil tem cerca de 200 milhões de cartões de crédito ativos. O número é quase o dobro da população economicamente ativa do país

Com isso, o risco de que pessoas entrem na lista de inadimplentes é alto, principalmente com a inflação elevada. O endividamento das famílias atingiu 48,5% em março, com recuos de 0,1% no mês e de 1,3% em 12 meses.

A linha de crédito do rotativo é a mais cara do país, e o Banco Central descartou estabelecer um teto de juros para o produto. Na prática, os juros do rotativo podem virar uma dívida até cinco vezes maior após 12 meses.

Os juros do cartão de crédito e o governo

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já afirmou que vai negociar com as instituições financeiras uma redução da taxa de juros cobrada nessas operações.

“O desenho [do crédito do cartão rotativo] está prejudicando muito a população de baixa renda. Uma boa parte do pessoal que está no Serasa hoje é por conta do cartão de crédito. Não só, mas é também por cartão de crédito. E as pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como fizemos com a redução do consignado dos aposentados”, declarou o ministro, na ocasião.

Ele informou que a redução dos juros do cartão de crédito rotativo está sendo discutida com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Cartão de crédito no Brasil

Recentemente, o Banco Central divulgou um levantamento sobre o mercado de cartões de crédito no Brasil.

Segundo a instituição, em junho de 2022, a quantidade de cartões de crédito somava 190,8 milhões, representando, naquele momento, “quase o dobro da população economicamente ativa no Brasil (107,4 milhões)”, segundo dados do IBGE.

Ainda de acordo com o BC, o número total de clientes com registro no Sistema de Informações de Créditos (SCR) nas modalidades de cartão, incluído aqueles com e sem limite de crédito utilizado é de 93 milhões.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!