Aprovado! Bolsa Família e vale-gás recebem novidades na Câmara dos Deputados

Enquanto o Bolsa Família foi recriado nesse ano, o vale-gás é uma continuação da lei do último ano, mas também contou com mudanças. Para que o governo federal pudesse colocar esses dois programas para funcionar nas condições que queriam foi preciso lançar uma MP (Medida Provisória). Essa medida precisava ser votada em Congresso Nacional, como aconteceu na terça-feira (30) na Câmara dos Deputados.

Aprovado! Bolsa Família e vale-gás recebem novidades na Câmara dos Deputados
Aprovado! Bolsa Família e vale-gás recebem novidades na Câmara dos Deputados (Imagem: FDR)

Substituindo o Auxílio Brasil, o Bolsa Família foi recriado por meio da MP 1.164/2023. Na mesma medida foi inclusa a lei do vale-gás garantindo o pagamento de 100% da média nacional do botijão de gás de 13 kg. No último ano a lei dizia que o auxílio para compra do botijão de gás deveria ser de 50% dessa média de preço. É usado como referência o cálculo do ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Na terça-feira (30) a MP passou pela Câmara dos Deputados e avançou, quer dizer, foi aprovada. Os deputados federais concordaram o texto de autoria do relator, deputado Dr. Francisco (PT-PI). Agora, o próximo passo é encaminhar o texto para análise dos senadores, o que deve acontecer em breve.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prometeu esforço para aprovar as medidas provisórias que estão com próximas a perder a validade. ” (…) vamos apreciar [essas MPs] ainda que tenhamos que avançar noite adentro”, disse Pacheco. Se a MP do Bolsa Família perde a validade, todas as mudanças que estão valendo atualmente deixam de existir. 

Mudanças aprovadas no Bolsa Família e vale-gás

O texto da Medida Provisória aprovada pelos deputados trouxe novidades para os programas Bolsa Família e vale-gás. Algumas dessas novidades já estão funcionando, e outras ainda passarão a valer.

Bolsa Família

Vale-gás

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile