Bolsa Família paga 13º salário em junho e calendário está disponível

Para pouco mais de 3,3 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família o pagamento em junho será agitado. Isso porque, além do governo federal dar início aos bônus financeiros para dependentes de 7 a 18 anos, além de gestantes e nutrizes, esse público ainda vai receber um 13º pagamento. A informação já foi confirmada pelo poder público e o valor a ser liberado está fixado.

Bolsa Família paga 13º salário em junho e calendário está disponível
Bolsa Família paga 13º salário em junho e calendário está disponível (Imagem: FDR)

A única vez que o Bolsa Família recebeu o 13º pagamento a nível federal foi em 2019, primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL). Cumprindo uma promessa de campanha o ex-presidente liberou um valor adicional para os beneficiados da época no mês de dezembro. Nos outros anos do seu governo, sob justificativa dos gastos com a pandemia, o 13º deixou de ser pago. 

Apenas um estado manteve a liberação do benefício para quem é contemplado pelo programa de transferência de renda. Trata-se do governo de Pernambuco, que iniciou esse pagamento ainda no governo de Paulo Câmara, e agora continua com os depósitos sob gestão de Raquel Lyra. O governo atual chegou a desconversar sobre esse pagamento, mas foi altamente criticado.

Buscando alianças políticas no Congresso, e mantendo uma boa relação com o eleitorado, o 13º salário do Bolsa Família foi confirmado em Pernambuco. O pagamento começa em 19 de junho e contemplará todos que estão no programa e que residem no estado.

Valor do 13º salário do Bolsa Família

O 13º salário para aposentados, pensionistas ou trabalhadores ativos é calculado com base na média salarial daquele indivíduo e dos meses em que ele tem sido remunerado no último ano. Caso o governo utilizasse essa base de cálculo seria preciso considerar a média de pagamento do Bolsa Família (R$ 400 a R$ 600 no último ano), multiplicado pelo número de meses que estão recebendo o auxílio.

No entanto, financeiramente falando seria inviável para o poder público garantir um pagamento assim. Além disso, a justificativa inclusive do governo federal é de que esse é um auxílio social e não um salário, por isso sequer daria direito ao 13º pagamento. O que acontece em Pernambuco é na verdade um bônus do estado.

Por isso, de acordo com as informações compartilhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJ) o valor a ser pago será de:

Calendário do Bolsa Família em junho

O calendário do 13º do Bolsa Família segue as datas nacionais, e como de costume é pago com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile