Trabalhador por aplicativo ganha direito a APOSENTADORIA

No Brasil, milhões de pessoas fazem parte do grupo de cidadãos que passaram grande parte da sua vida contribuindo com a Previdência Social e conseguiram o direito da aposentadoria. Agora, os trabalhadores informais, como é o caso dos motoristas de aplicativo, também vão conseguir este direito; confira abaixo.

Depois de 32 anos, Sindicato consegue ACORDO trabalhista com importante empresa brasileira
Trabalhador por aplicativo ganha direito a APOSENTADORIA (Imagem: FDR)

A aposentadoria já é um direito conhecido por milhões de brasileiros. Normalmente, ela é cedida aos trabalhadores que exerceram a sua profissão de maneira formal, contribuíram mensalmente com a Previdência Social por anos e conseguiram o seu direito de maneira legal.

Porém, muitos acham que a necessidade trabalhar formalmente é o que garante o direito de se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, esta não é a realidade e muitos cidadãos que poderiam estar visando uma remuneração mensal no futuro estão perdendo a sua chance.

É o caso de milhares de pessoas que atualmente trabalham exercendo a sua profissão de maneira informal, como é o caso de todos os Microempreendedores Individuais (MEI) do país. Estes cidadãos são trabalhadores legalizados e regularizados, mas não seguem as normas impostas pelo regime CLT.

Porém, esta classe de brasileiros também tem a possibilidade de conseguir se aposentar pelo INSS de uma maneira em que nada que ele exerce em sua profissão será alterado. Então, como uma pessoa que trabalha como entregador ou motorista de aplicativo, e é MEI, pode se aposentar? Veja abaixo.

Como os Microempreendedores conseguem a aposentadoria?

Para os trabalhadores que exercem a sua profissão como um MEI, é possível fazer a sua contribuição à Previdência Social mensalmente e conseguir, depois de algum tempo, o direito de se aposentar pelo INSS assim como os trabalhadores do ramo formal.

A aposentadoria por contribuição é algo real e que existe há algum tempo. Não é necessário que o trabalhador realiza serviços apenas tendo a sua carteira de trabalho assinada para que valha como contribuição. Só é necessário que você busque a Previdência Social e faça a sua contribuição mensal.

No caso dos trabalhadores formais, a contribuição é realizada mensalmente quando 8% do salário é abatido antes mesmo de chegar em sua conta. Então, é obrigatório que o empregador seja responsável pelo pagamento da taxa. Então, se você for entregador ou motorista de aplicativo, ainda é possível conseguir a sua aposentadoria pelo INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].