A grande maioria da população já ouviu falar do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, não são todos que vem enfrentando as dificuldades impostas pelo órgão para a solicitação de consultas ou os mais diversos agendamentos possíveis. Confira agora a iniciativa para resolver esta situação.
Milhões de pessoas fazem parte ou recebem ativamente algum benefício cedido pelo governo federal e que é pago pelo INSS. Entre eles, poderíamos falar sobre o pagamento da aposentadoria, do salário-maternidade, auxílio-doença e até mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Ou seja, existem muitos serviços que demandam suporte por parte do INSS e que precisam de pessoas para suprir a demanda de solicitações e agendamentos por parte dos beneficiários. Porém, não é isso que vem sido feito ou ao menos respeitado pelo órgão, de acordo com diversos relatos.
Já falamos aqui sobre o aumento da fila em casos de perícias médicas. Este problema vem causando impedimentos financeiros para os cidadãos que estão impossibilitados de trabalhar devido à uma lesão, mas que não estão conseguindo agendar a sua perícia com o INSS.
Este problema está se tornando um desafio para a atual gestão. Por isso, o ministro da previdência social, Carlos Lupi (PDT), tomou uma decisão que pode ajudar os funcionários à agilizar o processo que deveria estar sendo realizado de maneira uniforme e constante pelos funcionários.
O que Lupi vai implementar ao INSS?
O que vem sendo ventilado é a ideia de implementar uma Medida Provisória (MP) para que os funcionários do INSS recebem uma bonificação em casos de aumento nas jornadas de trabalho e número de atendimentos diários daquele cidadão.
A medida busca aumentar o número de pessoas atendidas por funcionários do órgão, tendo em vista que a fila de cidadãos solicitando serviços do órgão não para de crescer. Isto vem preocupando não só o ministro da previdência social como também o presidente Lula (PT).
Acompanhe trecho da fala cedida pelo ministro Carlos Lupi (PDT) em coletiva com jornalistas:
“Estamos há alguns meses trabalhando com a ministra Esther Dweck (da Gestão e Inovação] e com a Casa Civil para voltarmos a ter um bônus aos funcionários do INSS, aos médicos que fazem perícias, para horas-extras.”