Entre os benefícios cedidos para os trabalhadores formais, que são aqueles que exercem a sua profissão sob regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, o seguro-desemprego aparece como um dos principais. Confira agora o motivo que levou o benefício à ser bloqueado no Brasil.
Para os profissionais que trabalham de maneira forma, alguns benefícios são cedidos. Entre eles, poderíamos falar sobre as férias remuneradas, o 13º salário, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e aquele que garante um apoio financeiro em casos de demissão sem justa causa: o seguro-desemprego.
Todos os benefícios citados acima foram idealizados para blindar o cidadão de serem penalizados após um momento difícil, como é o caso de uma demissão. Entretanto, o benefício do seguro-desemprego passou por um episódio que fez com que milhares de brasileiros fossem penalizados.
Esta falha fez com que os beneficiários do seguro-desemprego não conseguissem ter acesso ao valor cedido, fazendo com que as parcelas do benefício fossem atrasadas. Ao todo, mais de 45 mil parcelas do auxílio aos trabalhadores foram atrasadas. Confira mais detalhes deste caso.
O que houve com o pagamento do Seguro-Desemprego?
Para os beneficiários que haviam pagamentos programados para ocorrer na última terça-feira, 16/05, se assustaram ao perceber que valor não havia sido creditado. Este erro ocorreu para as transferências realizadas via TED. Depois do ocorrido, o pagamento foi transferido para a próxima terça-feira, 23/05.
Segundo relatos, o problema estava afetando principalmente aqueles beneficiários que não possuíam uma conta no aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal em 2020, inicialmente com intuito de pagar o Auxílio Emergencial, o aplicativo Caixa Tem.
Caixa Tem: beneficiários estão preocupados com aplicativo
Os beneficiários não só do seguro-desemprego, mas de diversos benefícios que são cedidos pelo governo federal, estão ficando assustados ao saber que o seu registro não está mais válido no aplicativo Caixa Tem. O problema foi causado pelo “pente-fino” pelo governo federal.
O foco do governo federal é retirar os cadastros irregulares do maior programa de benefícios sociais do Brasil, o Bolsa Família. Milhões de cadastros unicelulares estão constando como irregulares por não seguir completamente os requisitos do programa. Para mais informações sobre o caso, clique aqui e saiba mais.