Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil

Fazer compras e ter uma parte do dinheiro gasto devolvido para a nossa conta é algo sempre bem vindo, não? Essa é a ideia do cashback, que, ao invés de oferecer descontos, estabelcimentos acabam retornando parte do valor gasto para a conta dos clientes. E esta solução é cada vez mais realidade na vida dos brasileiros.

Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil
Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil (Imagem: FDR)

O boom do cashback

O cashback conquistou o coração dos brasileiros e é por isso que cada vez mais empresas apostam na estratégia para fidelizar seus clientes. De acordo com dados do SEBRAE, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem o programa. Em relação volume financeiro, dados da empresa Cuponomia apontam que, só em 2021, o cashback movimentou R$ 10 bilhões no país.

A solução é tão adorada pelos brasileiros que até o Governo Federal estuda um modelo de devolução de impostos para pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). 

Cashback é uma palavra do inglês que traduzida significa “dinheiro de volta”. O modelo foi criado nos Estados Unidos, na metade dos anos 1980, em uma operadora de cartão de crédito. No Brasil, o cashback se popularizou especialmente na última década.

Caso você nunca tenha usado o cashback, ele funciona assim: ao fazer uma compra, você recebe de volta, como um presente, parte do valor gasto. Este valor poderá ser usado em futuras compras ou como desconto em uma transação.

O percentual dado como recompensa pela compra varia de empresa para empresa e, neste sentido, o cenário é bastante amplo e criativo.

A estratégia que movimenta pequenos e grandes negócios, bancos e varejistas também é uma forma de garantir clientes comprometidos com a marca por um longo período.

Aluisio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, empresa que oferece solução em gestão de benefícios customizados para empresas e entidades vê a modalidade cada vez mais popular no Brasil, por conta da facilidade na troca e recebimento do dinheiro de volta.

“Vale a pena o consumidor verificar as empresas que verdadeiramente se comprometem a recompensar o valor. A prática realmente tem muito para continuar em crescimento”, comenta Cirino.

O cashback é oferecido, inclusive, por bancos. É possível solicitar cartão de crédito que tenha o programa incluído para aproveitar os benefícios das compras. Ou até receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas ou comprar em uma loja online.

YouTube video player
Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
Sair da versão mobile