Brasileiros terão grande AJUDA em suas FINANÇAS PESSOAIS em breve

Pontos-chave
  • Brasileiros poderão contar com grande ajuda em suas finanças
  • Opiniões sobre o assunto são diversas

Muitas pessoas tem dificuldades em conseguir organizar suas finanças pessoais. As vezes fica difícil equilibrar os ganhos e os gastos. Mas, em breve os brasileiros poderão contar com uma grande ajuda extra.

Brasileiros terão grande AJUDA em suas FINANÇAS PESSOAIS em breve
Brasileiros terão grande AJUDA em suas FINANÇAS PESSOAIS em breve (Imagem FDR)

Esta ajuda virá através do ChatGPT, inteligência virtual que chamou a atenção de todos ao redor do mundo. Criticada por uns e adorada por outros, a verdade é que esta tecnologia tem seus pontos positivos e em breve poderá ajudar as pessoas com a gestão financeira pessoal.

ChatGPT ajudará a gerenciar as finanças pessoais 

Para Bruno Loiola, cofundador e CGO da Pluggy, e que se considera um entusiasta no assunto, o uso do ChatGPT como ajuda principal no planejamento financeiro pessoal, “não é uma realidade distante”, disse ele ao R7.

“Acho que vão surgir soluções como o ChatGPT. Na verdade, ele nada mais é que uma inteligência artificial que foi criada para ser conversacional que usa dados públicos. Mas já existem iniciativas muito legais para o uso da inteligência artificial para melhorar o bem-estar financeiro das pessoas”, afirmou ele ao R7.

Os usuários da tecnologia já conseguem compartilhar dados de seus orçamentos para o ChatGPT e fazer perguntas, como por exemplo, se há dinheiro para almoçar fora.

A tecnologia então vai responder se isso é possível ou não e vai questionar se pode ajudar com mais alguma coisa relativa as finanças pessoais. No entanto, o chat alertará a pessoa dizendo que não é capaz de substituir um assessor financeiro profissional e especializado.

Na visão de Bruno, isso poderá mudar em breve. Ele diz que já existem pessoas que procuram alternativas desse gênero e que o mercado já utiliza a inteligência artificial (IA) em algumas empresas.

“Imagino que a partir do ano que vem, 2024, já vão existir novidades muito legais, tá? A gente tem clientes já estudando isso. Eu tenho discutido com eles a respeito de soluções para fazer isso aí, principalmente na parte de recomendações financeiras. Não recomendações de investimento, mas realmente mudança de hábito, de você conseguir enviar mensagem de alerta para as pessoas ou de incentivo para as pessoas com relação às despesas financeiras”, disse Bruno ao R7.

Planejamento Financeiro Simples #shorts

Opiniões sobre o ChatGPT

O educador financeiro e líder educacional na Empiricus Investimentos, Rogério Araújo, tem um pensamento parecido com o de Bruno Loiola, no entanto, um pouco mais cauteloso. 

Ele diz que o ChatGPT ainda não pode ser considerado um planejador financeiro, uma vez que pessoas do mercado e consumidores “ainda não estão preparados”. Porém que isso deve mudar “ainda neste ano”.

“O ChatGPT aprende muito mais rápido que o ser humano. Então, para a gente ter um planejador financeiro de investimento, sendo robotizado… A chance é muito grande de isso acontecer. Eu acho que até o fim do ano de 2023 é capaz de ter alguma coisa nesse sentido”, disse Araújo ao R7.

Para Bruno, a tecnologia seria uma aliada ao Open Finance, sistema do Banco Central que faz o compartilhamento de dados de consumidores entre os bancos.

“Acredito que o ChatGPT pode ajudar ao lado de outra inovação financeira importante: o Open Finance. Imagine conectar suas contas de diferentes instituições financeiras ao ChatGPT, podendo contar com um assistente financeiro pessoal, gerenciando seu orçamento mensal, oferecendo conselhos importantes para ajustes em seus gastos de modo a economizar, otimizando metas financeiras, analisando seus investimentos e até gerando relatórios financeiros detalhados”, afirmou Loiola, em artigo, segundo o R7.

 ChatGPT

O Chat GPT foi desenvolvido por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos chamado OpenAI, que tem sede em San Francisco. O nome Chat GPT significa “Generative Pre-Trained Transformer”, podendo ser traduzido  como “Transformador pré-treinado generativo”.

Esta é basicamente uma ferramenta que pode desempenhar tarefas infinitas, que vão desde redigir notícias e textos escolares a até elaborar códigos de programação, criar estratégias de vendas, entre outros.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile