A Reforma da Previdência em 2019 determinou algumas mudanças nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E isso segue afetando milhares de brasileiros, até os dias atuais, que desejam dias de descanso, após um longo período de trabalho.
A aposentadoria do INSS por idade é uma das principais modalidades para conseguir se aposentar, usando como critério a sua idade. Para aqueles que desejam se aposentar em 2023, é importante estar atento quanto às novas regras do INSS. Com isso, é preciso saber que cada modalidade de aposentadoria possui um limite de idade diferente.
Desde 2019, com a reforma da previdência, a idade passou a ser alterada anualmente. Além disso, o tempo de contribuição exigido pelo instituto também foi ajustado. Embora os novos limites de idade tenham sido modificados, as regras de transição amenizam o impacto para os contribuintes que já estavam próximos de receberem o benefício da autarquia.
Aposentadoria pelo INSS em 2023
Conforme as novas exigências, a idade mínima para se aposentar em 2023 é de:
- 58 anos de idade e 30 anos de contribuição: para mulheres; e
- 63 anos de idade e 35 anos de contribuição: para os homens.
No entanto, essa idade é elevada gradativamente, até que em 2031 a idade mínima será de 62 anos para mulheres e, em 2027 a idade mínima será de 65 anos para homens. Lembrando que a aposentadoria por idade mínima é válida apenas em casos em que o segurado tenha pelo menos 30 anos de contribuição.
Simulação da aposentadoria do INSS
O INSS oferece diversos serviços por meio da plataforma “Meu INSS”, como a calculadora que simula o tempo que resta para o recebimento da aposentadoria. Dessa forma, por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a ferramenta consulta os dados do trabalhador e realiza a simulação do pagamento do seu benefício.
A recomendação antes de dar entrada na aposentadoria do INSS é acessar o Simulador de Aposentadoria, e descobrir para qual das modalidades já possuí condições de solicitar. Esse simulador usa como referência o extrato previdenciário do cidadão com base no número do seu CPF.
Cálculo do tempo que resta para receber o benefício
A checagem é simples e pode ser feita por meio do seu celular. Confira o passo a passo:
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?”
- Escreva “Simular aposentadoria”;
- Confira ou altere os dados, como a data de nascimento ou os vínculos (é só clicar no lápis);
- Escolha a opção “Recalcular”;
- Pronto, o sistema vai indicar a simulação gratuita da aposentadoria.
A calculadora indica o resultado, através do PDF, com base na soma da idade e tempo de contribuição.