Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo

O momento ideal de pedir a aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é quando o cidadão cumpre com todos os requisitos para acessar o benefício. Esses requisitos vão depender do tipo de aposentadoria que o trabalhador deseja, se por idade, tempo de contribuição ou invalidez. O certo é que todas elas podem ser solicitadas por meio do Meu INSS.

Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo
Como pedir aposentadoria usando o Meu INSS? Descubra no passo a passo (Imagem: FDR)

O Meu INSS pode ser acessado por meio de aplicativo, disponível na loja do celular e com acesso gratuito para os modelos iOS ou Android. Há ainda a opção de acesso por meio do portal online, o site oficial: www.meuinss.gov.br. Para usar os serviços é preciso ter login no Gov.br, plataforma de unificação de acesso do governo federal. Basta informar o CPF e criar uma senha.

Feito isso, o cidadão tem a sua disposição aproximadamente 90 serviços online que podem ser resolvidos. A ideia da Previdência Social é facilitar o acesso ao INSS, sem que para resolver os processos burocráticos o cidadão tenha que encarar longas filas. Ainda há opção de atendimento telefônico, no número 135 que presta atendimento 24h todos os dias.

Dentro do App é possível consultar o Simulador de Aposentadoria, e tendo cumprido com os requisitos o cidadão pode dar entrada no seu benefício usando o Meu INSS. O prazo de resposta varia, mas por lei deve ser de no máximo 90 dias, com exceção da aposentadoria por invalidez que é respondida em até 45 dias. 

Como pedir aposentadoria no Meu INSS

O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários, como: documento de identificação, carteira de trabalho, laudos médicos para aposentadoria por invalidez, e extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.

Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:

O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile