O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão estatal que é responsável por uma série de benefícios garantidos pelo governo federal para a população. Entre estes auxílios, a aposentadoria se destaca como uma das mais famosas e conhecidas pela população. Agora, haverá prioridade para esta demanda; confira.
A aposentadoria do INSS é uma das mais procuradas no país. Atualmente, algo próximo à 37 milhões de pensionistas e aposentados recebem este benefício do órgão. Para isto, foram necessários muitos anos de tempo de serviço e também muitos valores que foram contribuídos à Previdência Social.
Vale ressaltar que estas pessoas exerceram a sua profissão em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada. Aqueles cidadãos que trabalham de forma autônoma, como é o caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), não possuem direito ao recebimento de aposentadoria via INSS.
Especialmente neste mês de maio, o governo federal decidiu agir com um pouco mais de celeridade em seus pagamentos da aposentadoria. Isto porque existe uma demanda específica que deve receber o valor do seu benefício um pouco mais cedo. Será que você se encaixa nesta demanda? Confira abaixo.
Pagamentos do INSS; teremos antecipação?
Os próximos pagamentos do INSS, inicialmente planejados para iniciar em junho, foram antecipados para iniciar no dia 25/05. Desta forma, todos aqueles beneficiário que recebem até um salário mínimo (R$1.320) do órgão deve se atentar ao penúltimo dígito do número de benefício e marcar o dia certo.
A partir do dia 25/05, aqueles beneficiários com o penúltimo dígito 1 e que recebem até um salário mínimo vão receber a sua parcela do pagamento. Acompanhe a lista abaixo:
- 25/05 – penúltimo dígito 1;
- 26/05 – penúltimo dígito 2;
- 29/05 – penúltimo dígito 3;
- 30/05 – penúltimo dígito 4;
- 31/05 -penúltimo dígito 5;
- 01/06 – penúltimo dígito 6;
- 02/06 – penúltimo dígito 7;
- 05/06 – penúltimo dígito 8;
- 06/06 – penúltimo dígito 9;
- 07/06 – penúltimo dígito 0.
Já aquelas pessoas que recebem mais de um salário mínimo do benefício devem seguir o calendário abaixo:
- 01/06 – penúltimo dígito 1 e 6;
- 02/06 – penúltimo dígito 2 e 7;
- 05/06 – penúltimo dígito 3 e 8;
- 06/06 – penúltimo dígito 4 e 9;
- 07/06 – penúltimo dígito 5 e 0.
Aumento no valor da aposentadoria
No dia 1º de maio, o governo Lula anunciou um reajuste no salário mínimo, ampliando o valor para R$1.320. Com isso, diversos benefícios que tinham como base o valor do mínimo também foram alterados, como é o caso do pagamento da aposentadoria. Então, não estranhe se o seu valor for ampliado este mês.