Regras de APOSENTADORIA para homens e mulheres são ATUALIZADAS

Pontos-chave
  • As regras de aposentadoria são diferentes para homens e mulheres;
  • O principal ponto de diferença é quanto a idade;
  • Uma pesquisa mostra como homens e mulheres usam a sua aposentadoria.

Para conseguir o benefício vitalício de ter um salário mensal, e finalmente deixar de trabalhar, o cidadão precisa cumprir com regras de aposentadoria que são diferentes para homens ou mulheres. O pagamento é feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) depois da contribuição mensal que o trabalhador cumpriu. Aos que atuam com carteira de trabalho assinada esse desconto é automático. 

Regras de APOSENTADORIA para homens e mulheres são ATUALIZADAS
Regras de APOSENTADORIA para homens e mulheres são ATUALIZADAS (Imagem: FDR)

Existem diferentes formas de conseguir se aposentar, devendo respeitar as regras de aposentadoria que foram impostas pelo INSS. Desde a reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, algumas alterações foram aprovadas e que interferem automaticamente no pagamento desse benefício previdenciário. Principalmente sobre a idade do segurado.

O tempo de contribuição costuma ser o mesmo para ambos os sexos: 15 anos contribuindo, desde que contabilize 180 contribuições. A idade vai depender do tipo de aposentadoria que o cidadão vai solicitar, e difere se for homem ou mulher. Mulheres conseguem a dispensa do trabalho com uma idade menor, já que muitas delas têm outros afazeres além da função como profissional.

A exceção para idade fica para as regras de aposentadoria por invalidez, em que se exige carência de 12 meses, mas sem considerar a idade. Isso porque, quando o trabalhador fica incapaz de forma permanente de voltar ao mercado de trabalho, sem chances de ser realocado, ele ganha o direito a aposentadoria.

Por que as regras de aposentadoria são diferentes para homens e mulheres?

Alguns fatores explicam o motivo pelo qual as regras de aposentadoria se diferem a depender do sexo da pessoa que faz a solicitação. A ideia é equiparar as chances desses dois perfis conseguirem o mesmo tipo de benefício. Embora hajam algumas situações em que o tempo de contribuição é diferente, na maior parte dos tipos de aposentadoria a grande diferença é a idade.

Os motivos que levam a essa distinção são explicados por:

Esses pontos não são explicações populares, um “achismo”. Na verdade, há estudos que indicam como o trabalho da mulher pode ser mais complexo do que o de homens, mesmo que exerçam a mesma função.

GOVERNO ANTECIPA PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO PARA MAIO E VALOR ANIMA TRABALHADORES

Tipos de aposentadoria do INSS

As regras de aposentadoria do INSS dependem do tipo de aposentadoria. Vale ainda considerar as regras de transição que foram criadas com a reforma da Previdência, dedicadas a quem já contribuía, mas não cumpria com todas as regras para conseguir se aposentar antes da entrada das novas regras. 

São pelo menos quatro formas de conseguir se aposentar, como:

Regras de aposentadoria para homens e mulheres

Com exceção da aposentadoria por invalidez que não exige idade mínima apenas carência de 12 meses. E da aposentadoria especial que vale para profissões que colocam a vida do profissional em risco, as outras regras de aposentadoria têm requisitos diferentes para homens e mulheres. 

Por tempo de contribuição – pedágio de 100%

Por tempo de contribuição idade progressiva

Por idade

Uso da aposentadoria por homens e mulheres

Um recente estudo feito pelo AgeLab, o Laboratório do Envelhecimento do Massachusetts Institute of Technology (MIT), mostrou que homens e mulheres têm diferentes planos para o uso de suas aposentadorias. Enquanto para o público masculino a aposentadoria é vista como um prêmio após longo anos de trabalho, e deve servir para o descanso.

Para o público feminino esse período é visto como uma nova oportunidade de ter realizações, inclusive as profissionais. De acordo com os pesquisadores, devido a instabilidade da profissão para as mulheres, motiva por gravidez, compromissos familiares e outros, elas enxergam a aposentadoria como uma forma de conseguir realizar os sonhos que não tiveram oportunidade antes.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile