Receita Federal paga restituição do Imposto de Renda; vale a pena antecipar?

Pontos-chave
  • A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor que pode ser devolvido ao contribuinte caso ele tenha pago mais imposto do que deveria;
  • A antecipação da restituição do Imposto de Renda trata-se de uma modalidade de crédito oferecida pelas principais instituições financeiras do país;
  • A dívida do empréstimo proveniente da antecipação da restituição do IR é quitada quando o lote da devolução finalmente é liberado.

O calendário oficial da restituição do Imposto de Renda já foi divulgado. De acordo com as informações da Receita Federal, a devolução dos valores pagos em excesso através do tributo acontecerá a partir do dia 31 de maio. 

Receita Federal paga restituição do Imposto de Renda; Vale a pena antecipar?
Receita Federal paga restituição do Imposto de Renda; Vale a pena antecipar?
(Imagem: FDR)

A mesma data marca o fim do prazo de envio das declarações. Em meio à ansiedade para receber a restituição do Imposto de Renda, poucos contribuintes sabem sobre a possibilidade de antecipar os valores. 

A antecipação da restituição do Imposto de Renda trata-se de uma modalidade de crédito oferecida pelas principais instituições financeiras do país. Por meio desta linha, os contribuintes correntistas dos bancos têm a chance de fazer um empréstimo e acessar o dinheiro oriundo da declaração do tributo antes mesmo dos lotes serem liberados. 

É importante explicar que, os bancos viabilizam a antecipação da restituição do Imposto de Renda para os clientes que escolherem receber a devolução dos valores nas respectivas contas informadas na declaração.

Vale mencionar que, as taxas de juros sofrem variações entre 1,78% e 2,8% ao mês, sem contar a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Posteriormente, a dívida do empréstimo proveniente da antecipação da restituição do Imposto de Renda é quitada quando o lote da devolução do tributo do qual o contribuinte faz parte, finalmente é liberado e o dinheiro cai na conta. Normalmente, a prática fica disponível em 100% dos casos. 

Não há uma lista oficial de instituições financeiras que concedem a restituição antecipada do Imposto de Renda. É preciso entrar em contato com o banco do qual você é correntista para saber sobre a oferta desta linha de crédito e então, verificar as condições e regras associadas à ela. 

Em 2023, a declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Segundo a Receita Federal, quem declarar o tributo até o dia 10 do mesmo mês, terá a chance de ser incluído no lote prioritário da restituição, que também será pago no dia 31.

Quais regras devem ser cumpridas para antecipar a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor que pode ser restituído ao contribuinte caso ele tenha pago mais imposto do que deveria ou tenha direito a algum tipo de dedução ou isenção. As regras para recebê-lo são as seguintes:

Calendário da restituição antecipada do Imposto de Renda em 2023

LOTES DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 SÃO REVELADOS: VEJA QUANDO VOCÊ VAI RECEBER SEU VALOR

Como consultar se a restituição do Imposto de Renda foi liberada?

A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”
  3. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”

Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?

Segundo a Receita Federal, quando há empate nos grupos prioritários, o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda primeiro vai receber antes dos demais.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile