Como saber se fui aprovado no BPC? Passo a passo da consulta foi liberado

Não é preciso contribuir mensalmente para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ganhar direito de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício que é assistencial contempla pessoas de baixa renda com o pagamento de até um salário mínimo. A ansiedade para receber a ajuda financeira pode ser cessada ao aprender a fazer a consulta do pedido.

Como saber se fui aprovado no BPC? Passo a passo da consulta foi liberado
Como saber se fui aprovado no BPC? Passo a passo da consulta foi liberado (Imagem: FDR)

Para receber o BPC é preciso ser pessoa idosa com mais de 65 anos, ou possuir alguma deficiência que incapacite para atuação no mercado de trabalho. Embora não sejam exigidas contribuições ao INSS, todo o processo seletivo acontece por meio da Previdência Social que recebe e analisa os pedidos. Inclusive, faz a perícia médica das pessoas com deficiência atestando a condição.

O primeiro passo antes de pedir o BPC é inscrever-se no Cadastro Único, e comprovar que possuí renda familiar de no máximo meio salário-mínimo por pessoa no mês. A renda familiar é resultado da soma dos rendimentos de todos os membros da família, dividido pelo número de pessoas. Por isso, se uma pessoa tem trabalho registrado o seu rendimento vai influenciar no valor final.

Com o NIS (Número de Identificação Social) emitido na inscrição do Cadastro Único, o pedido pelo benefício pode ser feito online. Inclusive com o agendamento da perícia médica para aqueles que necessitam desse processo. Para isso, basta usar os canais do INSS como o aplicativo, site ou telefone no número 135.

Como consultar resultado do BPC?

Para consultar se o seu pedido de BPC foi aprovado, o cidadão pode usar os mesmos canais disponíveis para solicitação do benefício. O INSS tem o prazo limite de 45 dias para responder ao pedido, podendo adiantar, ou requerer novos e mais documentos que comprovem as condições exigidas.

Para verificar o status do seu pedido, basta acessar:

  • App ou site do Meu INSS, fazer login e buscar por “Resultados” selecionando o requerimento feito;
  • Central de Atendimento 135 na opção “Resultados”, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Caso a resposta não seja dada dentro desse prazo, o cidadão tem direito de entrar com uma ação na Justiça pedindo por indenização. Mas esse será outro longo processo e por isso é interessante conferir se vale a pena.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com