CUIDADO! Esses beneficiários terão pagamentos do BPC bloqueados ou suspensos

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio financeiro que pode ajudar a garantir uma renda mínima mensal para cobrir despesas básicas. Os requisitos para receber o valor são ter mais de 65 anos, ser uma pessoa com deficiência, ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família e estar inscrito no Cadastro Único. O depósito pago pelo INSS será de R$ 1.320 a partir de 1º de maio.

Titulares do BPC têm o pagamento AMEAÇADO por importante falta de atitude
CUIDADO! BPC pode ser suspenso ou bloqueado caso o beneficiário não siga ESSAS regras (Imagem: FDR)

Para comprovar a necessidade do pagamento, é preciso apresentar documentos como receitas médicas, gastos com medicamentos, exames ou perícia médica. Apesar disso, muitas pessoas podem ter os depósitos bloqueados ou suspensos, o que pode causar preocupação e dificuldades financeiras. Quando o BPC é bloqueado, o pagamento é interrompido temporariamente por algum motivo específico. Já quando o benefício é suspenso, significa que não haverá mais pagamentos até que a situação seja corrigida.

É importante entrar em contato com o INSS para obter informações sobre como regularizar o benefício o mais rápido possível. Em geral, o processo costuma ser simples e a solução pode ser encontrada com rapidez, garantindo que o segurado receba o dinheiro mensalmente e tenha mais tranquilidade financeira.

Por que meu BPC foi bloqueado?

Dentre os motivos mais comuns, que podem bloquear o seu Benefício de Prestação Continuada, podemos citar a desatualização dos dados no Cadastro Único, a falta de resposta ao chamado de atualização de dados ou revisão da perícia médica, a supressão da renda mínima exigida ou a irregularidade no recebimento, como o descumprimento de alguma regra.

Independentemente do motivo, tanto o bloqueio quanto a suspensão do salário assistencial levam à paralisação do pagamento e, consequentemente, afetam o orçamento das famílias que dependem desse recebimento. Por isso, é importante estar sempre atento às atualizações do Cadastro Único e responder prontamente aos chamados de revisão de dados e perícia médica.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, caso haja suspensão do benefício, o segurado tem até 60 dias para regularizar a situação. Se ultrapassado esse prazo, não é possível solicitar o desbloqueio ou reativação do salário. Nesse caso, o cidadão terá que fazer um novo requerimento e passar por todas as etapas que são exigidas, o que pode prolongar o processo de obtenção do auxílio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.