Governo bloqueia depósitos do Bolsa Família em abril e cidadãos ficarão sem pagamentos

O pagamento do Bolsa Família de abril será bloqueado para algumas pessoas. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou o início de uma nova etapa do processo de Qualificação Cadastral de 2023. O objetivo é bloquear os depósitos de quem possua suspeita de irregularidade no cadastro. A ação deixou os cidadãos preocupados com os depósitos feitos pelo Governo.

Segurados do Bolsa Família questionam o cancelamento de IMPORTANTE bônus extra do projeto
Governo bloqueia depósitos do Bolsa Família em abril e cidadãos ficarão sem pagamentos

De acordo com o MDS, o bloqueio foi antecipado em decorrência da Averiguação Unipessoal. Dessa forma, as famílias unipessoais (formadas por apenas uma pessoa) tiveram seus benefícios do Bolsa Família bloqueados. Para voltar a receber os depósitos, esses grupos deverão comprovar que cumprem os requisitos de renda mínima, que é de até R$ 218 por pessoa.

Outros programas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão passando pelo processo de averiguação cadastral. De acordo com o governo federal, existem 8,2 milhões de cadastros unipessoais no Cadastro Único. Desse número, 4,9 milhões recebem o Bolsa.

Famílias unipessoais serão bloqueadas do Bolsa Família

Informações apontam que os bloqueios começarão a partir do próximo calendário de pagamentos. Preocupados com a situação, diversos cidadãos estão lotando as filas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar os dados do Cadastro Único.

Os bloqueios serão efetivados em abril, ou seja, deixarão de acontecer no próximo mês a partir do dia 14. Preocupados, alguns beneficiários já começaram a reagir. Na última sexta-feira (31), a unidade do Cadastro Único em Natal (RN) ficou lotada e com uma fila extensa, a maioria de pessoas que já estavam com os pagamentos bloqueados.

Os representantes das famílias terão até julho para comprovar que cumprem os critérios de renda e recebem até R$ 218 por mês. Caso seja constatado que os cadastros unipessoais são, na verdade, de pessoas que vivem com suas famílias, mas que se apresentaram como vivendo sozinhas, o benefício é cancelado. Nesse caso, não haverá mais chances de voltar a receber os depósitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.