Titular do BPC é convocado pelo Governo sob risco de SUSPENSÃO do pagamento

Para as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é preciso ficar bastante atento ao aviso emitido pelo governo. Isto porque foi constatado que existem beneficiários do programa que não atualizaram o seu cadastro; isto pode resultar em não pagamento do benefício. Acompanhe o caso:

INSS aumenta salário de quem recebe BPC. Saiba quando o reajuste acontece
Titular do BPC é convocado pelo Governo sob risco de SUSPENSÃO do pagamento (Imagem: FDR)

O BPC é um benefício cedido às pessoas que, devido à uma deficiência, seja ela qual for, tornaram-se incapazes de exercer a sua profissão e, consequentemente, não conseguem arcar com os custos de uma casa. Porém, muitos não estão conseguindo ter acesso ao seu auxílio devido ao seu cadastro desatualizado.

O benefício cedido é o equivalente ao salário mínimo em vigor, que no momento é de R$1.302. Porém, em maio, a previsão é que o benefício do BPC tenha um reajuste, tendo em vista que o piso salarial nacional também sofrerá alterações. No dia 1º de maio, o governo federal planeja aumentar o mínimo para R$1.320. 

Desta forma, os beneficiários do programa também terão um aumento no valor recebido. Mas, isto só será percebido por pessoas que fizeram a atualização do seu cadastro e conseguem verificar o valor em saldo. Sem que haja a verificação dos dados, os cidadãos não conseguirão nem mesmo sacar o benefício.

Onde posso atualizar o meu cadastro do BPC?

Primeiramente, é necessário verificar os seus dados na base usada pelo governo federal para fiscalização e levantamento do estado atual das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica: o Cadastro Único. O cadastro precisa, necessariamente, estar atualizado com suas principais informações.

A indicação é que os dados do Cadastro Único sejam revistos a cada dois anos. Para isso, é necessário fazer uma visita em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo pagamento, tem outras maneiras de ser contatado.

Como entrar em contato com o INSS?

Disponível na Play Store e também na App Store, o aplicativo Meu INSS tem diversas diretrizes que poderão te ajudar na atualização cadastral. Além disso, eles possuem o site Meu INSS, onde você também pode contatá-los. Por fim, eles disponibilizam a linha telefônica com o número 135 para ajudar os beneficiários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].