O período de declarações do Imposto de Renda 2023 continua ativo. Até o dia 31 de maio, os contribuintes devem prestar contas ao Fisco sobre todos os rendimentos obtidos no decorrer do ano-base de 2022. Ainda hoje, existem dúvidas sobre a necessidade de declarar determinados tópicos, como os empréstimos.
Afinal, é preciso declarar empréstimos no Imposto de Renda 2023? A resposta é sim! Se você obteve um crédito superior a R$ 5 mil no ano passado, você é obrigado a prestar contas à Receita Federal.
Se tratando de empréstimos para pessoas físicas, é necessário que tanto quem tomou o crédito emprestado quanto quem emprestou declare os valores no Imposto de Renda 2023.
Passo a passo para declarar empréstimos no Imposto de Renda 2023
O contribuinte que tomou um empréstimo superior a R$ 5 mil deve informar a transação no Imposto de Renda 2023 pela ficha de “Dívidas e Ônus Reais”. Ao abri-la, é necessário criar um item e selecionar os seguintes códigos:
- 11 – Estabelecimento bancário comercial (como no caso do cheque especial ou do cartão de crédito);
- 12 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento (comum no em consignado e em outros empréstimos);
- 13 – Outras pessoas jurídicas;
- 14 – Pessoas físicas (amigos, familiares etc.);
- 15 – Empréstimos contraídos no exterior;
- 16 – Outras dívidas e ônus reais;
- Em “Discriminação”, explique do que se trata a dívida, o valor solicitado, a quantidade de meses em que será pago e o nome e CPF ou CNPJ do credor. Informe também neste campo se o empréstimo teve um bem como garantia – e certifique-se de que ele está na ficha “Bens e Direitos”;
- Nos campos seguintes, preencha o saldo da dívida em 31/12/2022, e informe o valor pago no ano;
- Se tiver mais de uma dívida, crie um item para cada uma.
Passo a passo para declarar a quitação do empréstimo no Imposto de Renda 2023
- Se um empréstimo informado na declaração de 2022 foi quitado ao longo do ano passado, agora você deve fazer a baixa da dívida;
- Para isso, coloque zero no campo “Situação em 31/12/2022”, e informe o total pago no ano em “Valor Pago em 2022”;
- Como declarar dívida contraída e quitada em 2022;
- Se você pegou um empréstimo acima de R$ 5.000 em 2022 e quitou antes do fim do ano, precisa informar na declaração;
- Isso vale para o cheque especial; se a sua conta ficou no negativo em algum momento do ano passado em um valor superior a R$ 5.000, isso precisa ser declarado;
- Nesse caso, o valor será zero tanto em “31/12/2021” quanto em “31/12/2022”, e o valor emprestado e quitado aparecerá em “Valor Pago em 2022”;
- Por cautela, preencha parcelas pagas em “Pagamentos Efetuados”;
- Mesmo em caso de dívidas abaixo de R$ 5.000, especialistas recomendam, por cautela, informar na ficha “Pagamentos Efetuados” os pagamentos de parcelas feitas durante 2022.