Como saber onde irei receber a RESTITUIÇÃO do IRPF? Consulte imediatamente

O pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será feito em cinco lotes regulares. Isso é, dedicado aos contribuintes que enviarem a declaração dentro do prazo e sem erros. Os demais, que caírem na malha fina, ainda terão a oportunidade de receber de forma residual. Nos dois casos o depósito do valor é feito sempre no mesmo endereço.

Como saber onde irei receber a RESTITUIÇÃO do IRPF? Consulte imediatamente
Como saber onde irei receber a RESTITUIÇÃO do IRPF? Consulte imediatamente (Imagem: FDR)

Tem direito a restituição do IRPF os contribuintes que pagarem mais imposto do que deveria. Isso acontece porque o valor de tributação aplicado sobre o patrimônio do cidadão pode ter descontos, desde que sejam informados quais foram os gastos dedutíveis do último ano. São gastos com educação, saúde, ou Previdência do titular da declaração ou dos seus dependentes.

Na prática, esses descontos são dados ao cidadão com o pagamento da restituição, ou seja, ele é restituído pelo o que foi pago a mais. Ao enviar o seu documento o sistema da Receita Federal vai informar se há valores a serem pagos no IRPF desse ano, e se há valores a serem restituídos. Dessa forma o contribuinte pode já pode começar a se planejar.

Nesse ano, a Receita Federal ofereceu algumas oportunidade de conseguir antecipar a restituição do IRPF. Como: enviar a declaração até o dia 10 de maio, optar pela declaração pré-preenchida do documento, informar o número da chave PIX para receber a restituição. Além disso, grupos prioritários como idosos e pessoas com deficiência também recebem nos primeiros lotes.

Onde será depositada a restituição do IRPF?

De acordo com a Receita Federal, o depósito da restituição do IRPF acontecerá na conta corrente cadastrada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Ou, na chave PIX que for informada pelo contribuinte e que dará prioridade no recebimento dos valores a serem restituídos.

Para consultar ou mudar essa informação, basta acessar a plataforma que enviou a declaração. Na seção “Restituição”, clique em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”. Dessa forma os dados serão alterados e o depósito será feito onde o cidadão desejar.

Calendário da restituição do IRPF

Ao todo, serão cinco lotes de pagamentos da restituição do IRPF.

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]