Imposto de Renda 2023: Estes golpes estão atormentando diversos contribuintes

Chega ao fim, no dia 31 de maio, o prazo para declaração do Imposto de Renda 2023. Enquanto os contribuintes estão na corrida para entregar as informações em dia, golpistas têm intensificado os trabalhos, se aproveitando da pressa com a aproximação do fim do prazo, para fazer vítimas com golpes online.

Imposto de Renda 2023: Estes golpes estão atormentando diversos contribuintes
Imposto de Renda 2023: Estes golpes estão atormentando diversos contribuintes. (Imagem: Montagem/FDR)

Com o medo de perder o prazo, entregar uma declaração incompleta, cair na “malha fina” ou pagar um valor acima do devido, muitas pessoas acabam deixando a cautela de lado e é bem nesse momento que os cibercrimes aumentam.

Os golpes acontecem, principalmente, por e-mail, mas também podem chegar por mensagens SMS ou serem acessados por usuários que realizam buscas na internet e acabam caindo em sites fraudulentos com cara dos oficiais.

Golpes do Imposto de Renda via SMS ou E-mail

Em geral essas mensagens, sempre em nome da Receita Federal, dizem que a pessoa tem alguma pendência em relação à declaração do imposto de renda do ano anterior, por exemplo.

Comunicar uma suposta restituição é também outra forma de atrair as vítimas. Os golpistas criam quantias fictícias e altas, e indicam um link ou boleto para pagar. Citam até uma suposta lei federal, que pode devolver imposto pago.

Os criminosos incluem detalhes sobre as informações pessoais, para o contribuinte pensar que realmente só pode ser a instituição para saber tantos dados, mas saiba que essas informações já estão vazadas na internet.

Golpes do Imposto de Renda via sites

Os sites falsos, que podem aparecer em resultados de pesquisa ou serem veiculados como anúncios pelos próprios bandidos, adicionam risco a mais.

O objetivo final é induzir o usuário ao clique em um site fraudulento ou ao download de documentos infectados. Podem existir campos para inserção de informações pessoais e financeiras.

Normalmente com a aparência dos serviços da Receita Federal e do governo, as páginas também têm o intuito de disseminarem vírus que podem levar ao roubo de dados e arquivos do computador ou celular.

Saiba quais cuidados ter

  • Não abrir arquivos anexados;
  • Não clicar nos links que direcionam para outras páginas na web, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita;
  • Não responder aos e-mails, mesmo que tenham a marca da RF.

Se tiver dúvidas, consulte o serviço da Central de Atendimento ao Contribuinte na internet, o portal e-CAC.