FGTS retido! Trabalhador tem até o fim da semana para solicitar o saque de seu saldo

Muito criticado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) corre o risco de ser suspenso. Isso significa que não será mais possível fazer a transição de modalidades de saque. Ainda não há um prazo exato para que essa mudança aconteça, mas para os nascidos em abril o tempo tem ficado ainda mais apertado.

FGTS retido! Trabalhador tem até o fim da semana para solicitar o saque de seu saldo
FGTS retido! Trabalhador tem até o fim da semana para solicitar o saque de seu saldo (Imagem: FDR)

Quem ainda não aderiu a modalidade de saque-aniversário do FGTS tem até o último dia do mês do seu nascimento para fazer a troca. Isso significa abrir mão do saque rescisão, em que se recebe tudo o que é somado na conta do fundo de garantia, e passa a ter acesso anual ao saldo. Para os nascidos em abril a troca pode ser feita até domingo, 30, caso contrário a parcela é recebida em 2024.

Na prática, os aniversariantes desse mês que deixarem para aderir ao saque-aniversário de 1º de maio em diante, somente receberão a primeira parcela do fundo no próximo ano. Para quem cumprir o prazo o saque pode ser feito em até 60 dias após o mês de nascimento, nesse caso até junho.

Existe a expectativa de que o ministro Luiz Marinho coloque fim ao saque-aniversário do FGTS. Essa proposta, porém, precisa passar pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia, o que deveria ter acontecido nesse mês, mas foi adiado. A reunião tratando do tema ainda deve ser feita, mas por hora não há uma data exata.

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Quem já aderiu ao saque-aniversário do FGTS e nasceu no mês de abril pode fazer o resgate da sua parcela desde o dia 1. Ao optar por essa modalidade o trabalhador vai receber de 5% a 50% do valor disponível no seu fundo de garantia, dependendo do saldo ainda há a adição de uma parcela extra.

Nesse caso, porém, o trabalhador abre mão de receber o saque rescisão e caso seja demitido sem justa causa terá acesso apenas a multa de 40% sobre a sua conta. Arrependido o trabalhador tem que esperar a carência de dois anos para voltar a receber.

Ciente das mudanças, a troca para essa nova opção de saque do FGTS é feita assim:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile