Cartão sem número? Entenda o motivo deste modelo ser adotado por Nubank, C6, Neon e iti

Pontos-chave
  • modelo de cartão sem número está sendo cada vez mais usado
  • Entenda tudo sobre o cartão numberless

Um modelo de cartão de crédito físico muito usado no exterior é o numberless (cartão sem número). Este modelo já é utilizado lá fora há cerca de dez anos. Aqui no Brasil, apenas o Santander utiliza este formato de cartão físico entre os bancões. Já entre as finetchs o modelo é oferecido pelo Nubank, C6, Neon e iti. Entenda o que ele significa.

Cartão sem número? Entenda o motivo deste modelo ser adotado por Nubank, C6, Neon e iti
Cartão sem número? Entenda o motivo deste modelo ser adotado por Nubank, C6, Neon e iti (Imagem FDR)

Neste modelo, o cartão do cliente não vem com dados sensíveis impressos no plástico, como número, código de segurança, entre outras informações.

Cartão sem número

Um dos grandes objetivos deste modelo é incentivar o uso de cartões virtuais, que são mais seguros para compras online, já que as informações podem ser alteradas a qualquer momento.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços), as compras pela internet movimentaram um montante de R$ 700 bilhões no último ano. Este total responde por 40% das transações efetuadas com cartão de crédito no ano e é 28% superior que os R$ 570 bilhões observados em 2021.

O C6 Bank informou que cerca de 70% das compras recusadas por questões de segurança acontecem na internet. De acordo com o head de cibersegurança do C6, José Luiz Santana, 30% dos clientes do banco utilizam o cartão virtual para compras na rede.

Justamente por isso, o C6 passou a testar o modelo de cartão sem número em 30% dos novos plásticos emitidos neste ano. Segundo a fintech, ainda não foram registradas reclamações sobre o modelo, mas que está sempre em contato com os clientes para saber se é possível adotar o modelo para 100% dos correntistas.

Entre os grandes bancos o Santander e entre as fintechs o Nubank também já oferecem a possibilidade do cliente utilizar o modelo numberless, ao passo que o XP, Neon, iti e Credicard já entregam cartões sem número na tarja para toda base de clientes.

Disponibilidade do cartão sem número 

O Itaú, em sua operação principal, trabalha somente com cartões com número impresso, mesmo que já ofereça a opção de cartão digital desde setembro do ano passado.

Já o Nubank possui o modelo sem número apenas para o cartão Ultravioleta, que possui a bandeira Mastercard Black. O banco digital explicou que os dados sensíveis dos clientes ficam mais protegidos no aplicativo do que impressos no plástico. O Nubank oferece também outros produtos com número.

O Neon emite apenas cartões sem número desde 2020 e não é possível solicitar o cartão com número impresso. O banco digital gera um cartão virtual com numeração de maneira automática após a criação da conta.

“Fazemos isso para o cliente ficar mais seguro contra fraudes, principalmente em compras online. O cliente pode bloquear o cartão em poucos segundos, caso não reconheça uma compra”, disse o banco em nota remetida à Folha.

O cartão XP Visa Infinite também adota o modelo sem número. É possível solicitar o produto após investir R$ 5 mil no banco de investimento. O cartão de crédito da MoneyPag, de bandeira Elo, também vem sem números no plástico.

Dicas para proteger seu cartão em compras online 

Como dito acima, o uso do cartão virtual é uma das formas de comprar na internet de forma mais segura, mas existem algumas outras dicas: 

Quando o usuário de um navegador realiza uma compra, o sistema da a opção de salvar os dados do cartão de crédito usado. Esta prática pode não ser uma boa, uma vez que os dados podem ser roubados por hackers.

Mesmo que seja muito importante sempre observar a fatura do cartão de crédito,  existem outros golpes que o consumidor não consegue acompanhar, como o uso indevido de dados pessoais em compras fraudulentas.

Um exemplo de ferramenta que traz mais segurança aos usuários é o aplicativo Confi, que identifica não somente as transações efetuadas pelo cartão de crédito, mas também realizando um monitoramento de compras por meio do CPF.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
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