A declaração do Imposto de Renda (IR) precisa ser realizada anualmente pelos cidadãos que infringem o limite estabelecido por lei para a isenção do documento. Porém, aqueles que fazem a declaração tem chances de receber parte do valor de volta. Veja mais informações sobre a restituição do IR.
Dentre as obrigações de uma pessoa com o Governo Federal e com a Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda surge como uma das principais. Isto porque aqueles que precisam, por lei, aplicar a declaração, correm riscos de serem aplicadas multas que aumentarão drasticamente com as taxas de juros.
A realização da declaração é usual, já conhecida e recomendada para ser realizada em conjunto com especialistas contábeis. Isto porque a realização do cálculo leva em conta grande parte dos seus gastos anuais, que tendem a ser uma grande quantidade de números e notas fiscais.
Isso pode levar o contribuinte ao erro, resultando que a pessoa cairá na malha-fina, onde será necessário a realização, novamente, da prestação de contas para a Receita Federal. Para evitar o retrabalho, é indicado a contratação de uma pessoa que seja especialista no tema e possa fornecer as informações corretamente.
Mas, caso você seja uma pessoa com facilidade na realização dos cálculos ou já fez a declaração muitas vezes, fique atento pois, caso você tenha pago demais nos impostos desse ano, é possível que a Receita Federal perceba isso, analise e conclua que está apto para o recebimento da conhecida taxa de restituição.
Como receber a restituição do Imposto de Renda?
Nesta quinta-feira, 20/04, o governo federal liberou a consulta do lote de restituição. Isto quer dizer que aqueles que já efetuaram a declaração podem verificar se a restituição será garantida e, caso aprovado, quando será paga esta taxa de volta ao beneficiário. Ao todo, R$344 milhões serão pagos.
Ao todo, 290.934 pessoas já possuem à sua disposição o saldo referente à restituição. Vale ressaltar que o grupo de prioritários segue em vigor, com duas novas categorias que foram adicionadas neste ano: aqueles que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolheram a chave PIX para o recebimento da restituição do Imposto de Renda.