Restituição do IRPF: saiba como fugir da fila e receber no 1º lote de pagamento

O pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) começa em 31 de maio, serão cinco lote de depósitos nesse ano. Isso significa que nem todos serão contemplados logo no primeiro pagamento, mas algumas estratégias escolhidas pelo contribuinte podem fazer com que ele seja beneficiado. A própria Receita Federal já divulgou quais são esses mecanismos.

Restituição do IRPF: saiba como fugir da fila e receber no 1º lote de pagamento
Restituição do IRPF: saiba como fugir da fila e receber no 1º lote de pagamento (Imagem: FDR)

A Receita Federal espera que pelo menos 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda sejam enviados nesse ano. Nem todos terão direito de receber a restituição do IRPF, isso porque, o pagamento é feito apenas para quem informou gastos dedutíveis superiores a quantia que deve ser paga de imposto. Ao fazer esse cálculo a Receita aplica uma espécie de “desconto” ao valor final.

É justamente esse desconto que o cidadão recebe em forma de restituição. Quando envia a sua declaração a plataforma envia uma mensagem informando se há valores a serem restituídos, e se há valores a serem pagos. Tudo vai depender do que foi informado pelo cidadão como patrimônio em 2022, e como gasto no último ano.

Uma semana antes de fazer o depósito da restituição do IRPF, a Receita Federal libera a consulta ao lote. Os interessados poderão acessar tanto o site do órgão como o aplicativo Meu Imposto de Renda para descobrir se receberão a restituição naquele mês. Basta informar número do CPF e ano de envio da declaração.

Como antecipar o pagamento da restituição do IRPF?

A Receita Federal informou quem serão os grupos que ganharão prioridade no pagamento da restituição do IRPF. A ideia é estimular que as pessoas enviem o documento o quanto antes, e cuidem para que ele não seja entregue com erros que podem levá-lo a ficar retido na malha fina.

Recebem no primeiro lote:

  • Grupos prioritários:
    • Idosos com mais de 80 anos;
    • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
    • Contribuintes com alguma deficiência física;
    • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • Quem enviar a declaração até o dia 10 de maio.

Ganham prioridade em todos os lotes:

  • Grupos prioritários;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida;
  • Quem cadastrar a chave PIX para receber a restituição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]