Foram abertas hoje, 20, pela Receita Federal, as consultas ao lote residual de restituição do Imposto de Renda relativos ao mês de abril de 2023. Recebem neste lote os contribuintes que haviam caído na malha fina e que corrigiram as pendências com a Receita ou que enviaram as declarações de anos anteriores atrasadas. Veja os detalhes e como consultar.
Neste lote residual, 290.934 contribuintes irão receber juntos um montante de R$344,04 milhões. Os depósitos serão feitos até o próximo dia 28.
Como consultar o lote residual de restituição do IRPF
Os contribuintes podem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.
Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo. A consulta também pode ser feita em celulares e tablets.
Quem recebe neste lote?
Entre os contribuintes que receberão a restituição residual neste lote estão:
- 3.647 idosos acima de 80 anos
- 25.136 idosos entre 60 e 79 anos
- 3.957 pessoas com deficiência ou doença grave
- 9.615 contribuintes que possuem no magistério como maior fonte de renda
- 248.579 contribuintes fora do grupo prioritário
Como o pagamento é efetuado?
O pagamento será efetuado na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua declaração do Imposto de Renda ou através do PIX. Se o crédito não for efetuado, o valor ficará disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.
Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.