Imposto de Renda: Receita abre consultas a lote residual da restituição. Saiba como consultar

Foram abertas hoje, 20, pela Receita Federal, as consultas ao lote residual de restituição do Imposto de Renda relativos ao mês de abril de 2023. Recebem neste lote os contribuintes que haviam caído na malha fina e que corrigiram as pendências com a Receita ou que enviaram as declarações de anos anteriores atrasadas. Veja os detalhes e como consultar.

Imposto de Renda 2023: veja quais despesas serão tributáveis e não tributáveis na sua declaração
Imposto de Renda 2023: veja quais despesas serão tributáveis e não tributáveis na sua declaração. (Imagem: FDR)

Neste lote residual, 290.934 contribuintes irão receber juntos um montante de R$344,04 milhões. Os depósitos serão feitos até o próximo dia 28.

Como consultar o lote residual de restituição do IRPF

Os contribuintes podem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo. A consulta também pode ser feita em celulares e tablets.

Quem recebe neste lote?

Entre os contribuintes que receberão a restituição residual neste lote estão:

COMO AUMENTAR O VALOR DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023?

Como o pagamento é efetuado?

O pagamento será efetuado na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua declaração do Imposto de Renda ou através do PIX. Se o crédito não for efetuado, o valor ficará disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.

Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile