Imposto de Renda 2023: Estas pessoas serão as primeiras contempladas com a restituição

Pontos-chave
  • Entenda quem pode entrar no primeiro lote de restituição do IR
  • Quem optar pelo recebimento via PIX terá prioridade nesse ano

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 já começou e os contribuintes que desejam receber a restituição logo no primeiro lote precisam se apressar. Isso porque a Receita possui uma regra clara para esta questão. Entenda.

Imposto de Renda 2023: veja como declarar dependentes AUMENTANDO sua restituição
Imposto de Renda 2023: Estas pessoas serão as primeiras contempladas com a restituição (Imagem: FDR)

De acordo com a Receita, apenas as declarações entregues até o próximo dia 10 de maio poderão entrar no primeiro lote de restituição.

Primeiro lote de restituição do IR em 2023

Assim como acontece todos os anos, existe uma lista de prioridades de recebimento da restituição. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega da declaração. Quem faz parte da lista de prioridades legais recebe neste lote.

Prioridades de recebimento da restituição do IRPF

Em 2023, os contribuintes que optarem por utilizar o modelo de declaração pré-preenchida ou que escolherem receber a restituição via PIX ficarão entre as prioridade no recebimento das restituições.

A prioridade máxima segue sendo dos seguintes grupos:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • idosos entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

Desta forma, quem optou por alguma das opções citadas acima, recebe sua restituição logo depois dos grupos prioritários.

Um contribuinte que, por exemplo, não faz parte dos grupos prioritários e que entrega sua declaração logo nos primeiros dias do prazo, sem utilizar o modelo pré-preenchido ou sem informar o PIX, ele irá receber sua restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio e que tenha usado esses procedimentos.

O número de contribuintes que entrarão no primeiro lote depende do volume que será pago. “Se tivermos muitos contribuintes prioritários com restituições altas, teremos menos contemplados. Se tivermos muitos contribuintes prioritários com restituições baixas, teremos mais gente contemplada”, disse a Receita à Folha.

Declaração pré-preenchida chama a atenção dos contribuintes

O modelo de declaração pré-preenchida se tornou um sucesso entre as pessoas. Até as 15h30 desta terça, 18, 22% do total de declarações do IR entregues em 2023 foram feitas através deste modelo. Esta porcentagem representa algo em torno de 3,2 milhões de documentos enviados. 

Este é um número recorde no uso do modelo pré-preenchido. No ano passado, o modelo foi escolhido por 2,6 milhões de pessoas, respondendo por 7% do total de declarações entregues. Já em 2021, quando a novidade estava sendo testada, o modelo foi a preferência de 1% do total de contribuintes, ou 360.917 declarações.

Cerca de 77% do total de 14,3 milhões de declarações que são esperadas neste ano terão imposto a restituir, sendo que por volta de 28% escolheram receber o valor através do Pix, o que também coloca o contribuinte na lista de prioridade.

Calendário da Restituição do IR 2023

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

É melhor enviar a declaração agora ou no fim do prazo?

Na visão do sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, Samir Choaib, enviar a declaração logo no início é sempre a melhor escolha. Enviando cedo, o contribuinte tem mais tempo para efetuar possíveis correções ou para encontrar documentos que faltam.

Fora isso, as declarações enviadas logo no início do prazo são processadas mais cedo, e caso tenha direito a restituição, ela é liberada logo nos primeiros lotes.

A vantagem de receber a restituição mais cedo é utilizar o dinheiro a seu favor. Aqueles que possuem dívidas podem usar o dinheiro recebido para quitá-las. Também é possível fazer investimentos e muito mais.

É importante ressaltar que mesmo aqueles que entregam a declaração no início do prazo podem receber a restituição apenas último lote, caso a Receita faça uma apuração mais aprofundada. Sendo assim, é importante preencher as informações completas, prestando muita atenção.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.